Faltam poucos dias para terminar o ano e o mercado de
veículos leves e pesados deve crescer entre 9% e 10%, pouco abaixo das
previsões de 2019 feitas em janeiro. No mês passado as vendas caíram 4,4% sobre
outubro, mas essa comparação é inadequada por efeito de sazonalidades como o
número de dias úteis. A referência que importa são as 12.116 unidades vendidas
por dia em novembro. É o melhor resultado mensal desde dezembro de 2014 e
ajudou a diminuir os estoques totais (em concessionárias e fabricantes) de 45 para
41 dias.
O Brasil precisará de mais três ou quatro anos de bons
resultados para igualar os números de 2012/2013. Sem esquecer que as
referências do passado vieram de incentivos fiscais válidos, mas não por
períodos tão longos e mal administrados. Para em 2023 o mercado voltar às 3,8
milhões de unidades vendidas em 2012 é necessário que a demanda por veículos
continue em alta e autossustentável.
Em busca de respostas, a Anfavea divulgou uma pesquisa sobre
intenção de compra em 2020. O próximo ano será importante do ponto de vista
econômico, pois há indicações de que o crescimento do PIB deve dobrar de 1,2%
em 2019 para 2,4% ou até um pouco mais. Foram 6.727 entrevistas em todo o País agora em novembro, mas sem recortes de
localização e renda dos entrevistados.
Do total, 88%
afirmaram pretender trocar de carro por um novo ou usado. Entre os que não
possuem automóvel a intenção de compra em 2020 atinge 93%, patamar surpreendente.
Estes são os principais motivos (mais de um podia ser apontado) para a troca:
- O carro atual já está velho (35%)
- Troco o carro de tempos em tempos (34%)
- Família cresceu e preciso de mais espaço (14%)
- Vou usar para outras finalidades: aplicativo, táxi, etc (6%)
- Preciso de um carro menor (4%)
- Resolvi vender e não quero mais ter carro (1%)
- Outro motivo (17%)
Nessa pesquisa entre
os que consultam anúncios de compra e venda na internet, apenas 1% não quer
mais ter carro. Trata-se de um resultado surpreendente para quem acha que
possuir um veículo é algo superado ou deixou de empolgar. Os motivos para não trocar
de carro: 38%, situação financeira; 5%, outras formas de mobilidade e 5%,
sustentabilidade. Também perguntou por que não comprar um carro: 46%, situação financeira;
18%, outras formas de mobilidade e 10% usa o veículo de parentes e amigos.
A interpretação dos
dados demonstra o desejo muito forte de possuir um carro. Entre as ressalvas os
entrevistados disseram que andam a pé, de trem, ônibus, metrô, moto e bicicleta,
pegam caronas, apelam para carros de aplicativos/táxis ou têm apreço pelo meio
ambiente para evitar a compra de um carro.
O balanço final
mostra que todas as alternativas não apresentam massa crítica capaz de diminuir
muito o interesse de comprar ou trocar de carro.
ALTA RODA
PRIMEIRO SUV cupê da VW se chamará Nivus, terá mesmo entre-eixos do Polo, como o T-Cross europeu (o feito aqui tem entre-eixos maior, do Virtus). Lançamento será entre março e abril de 2020. O SUV médio e a picape intermediária, ambos fabricados na Argentina, ficaram para o início de 2021 e de 2022, respectivamente.
NOVO Chevrolet
Tracker, previsto para estrear em março próximo, ajudará a alavancar as
exportações da marca juntamente com os novos Onix. A subsidiária mexicana
deixará de exportar o Tracker e passará a receber o modelo brasileiro. Segundo
Carlos Zarlenga, presidente da empresa, as exportações da GM a partir do Brasil
vão crescer 35% em 2020.
RELAÇÃO entre
preço e desempenho das mais atraentes no Renault Sandero R.S. Sem custar muito
(RS 70.000), o modelo oferece ao motorista desempenho honesto para a proposta,
ótimo comportamento em curvas, câmbio manual de seis marchas, freios bem
dimensionados, bons bancos e ronco instigante do motor. Direção assistida eletro-hidráulica
é precisa e rápida, mas um tanto pesada.
CHEVROLET EQUINOX ganhou motor 1,5 turbo de 172
cv (só gasolina), câmbio automático de seis marchas e assim oferece agora preço
competitivo, a partir de R$ 129.990. O SUV médio destaca-se pelo bom espaço interno
e porta-malas amplo (468 litros). Desempenho está entre os melhores do
segmento. Versão Midnight (tudo preto) por R$ 131.990 com rodas de aro 18 pol.
CAOA CHERY crescerá em ritmo mais forte em
2020. Dos cinco lançamentos, dois serão revitalizações – Tiggo 5x e Tiggo 2 – e
três totalmente novos: Tiggo 8, Arrizo 6 e outro produto não revelado que pode
ficar para 2021. O grupo investirá mais no mercado de locação veicular. Por sua
vez, CAOA praticamente desistiu de comprar a fábrica fechada da Ford em São
Bernardo do Campo (SP).
T60 completa linha
de SUVs da JAC a preço competitivo: R$ 99.990. Dimensões não estão entre as
maiores do segmento, mas o motor 1,5 turbo a gasolina, 168 cv, garante bom
desempenho, embora o câmbio automático CVT de seis marchas virtuais tenha limitações
de praxe. Tela multimídia muito boa de 10,2 pol. Porta-malas razoável, mas
longe dos 650 litros informados.
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1º de maio de 1999. É publicada em uma rede nacional de 98 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
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