Fotos | Júlio Max e Airton Santos
Texto | Júlio Max
O Volkswagen Gol passou por uma das maiores remodelações de sua história no ano de 1994, quando abandonou a carroceria quadrada em prol de formas mais arredondadas, aerodinâmicas (o Cx melhorou de 0,45 para 0,34) e condizentes com as tendências da década de 90, além de melhorar o espaço interno para passageiros e bagagens. Este Volkswagen Gol 2.0 do Uri Moreira, um dos projetos que mais chamou a atenção durante a quinta edição do Show Cars Elite, é um exemplar dessa safra - e que recebeu uma personalização toda especial de seu dono, com uma série de aprimoramentos!
O Gol destas fotos começou sua vida como um modelo da série Atlanta 1996, baseada na versão CLi e que podia vir com motor 1.6, que rendia originalmente 76 cavalos, ou 1.8, de 91 cavalos. O Atlanta, série que fazia referência à cidade-sede das Olimpíadas que ocorreram naquele ano na capital da Geórgia (EUA), tinha alguns equipamentos a mais que o Gol CLi, como faróis com duplo refletor, direção hidráulica, limpador traseiro, base da antena no teto e para-brisa degradê.
Fotos enviadas por Uri Moreira |
Há poucos meses, o Gol ainda estava praticamente original, com a pintura queimada em alguns pontos, e foi todo desmontado. Recebeu o motor 2.0 AP movido a etanol e a turbina .50.48 Master Power, que exigiram adaptações na lateral do cofre do motor e no motor de partida para tudo caber. Deu certo - e o rendimento estimado é superior a 200 cavalos.
Além disso, o túnel da carroceria foi todo refeito e o Gol recebeu molas cortadas, injeção eletrônica programável Fueltech FT 300, bomba de combustível Mercedes (12 bar) e escape em inox. Os discos de freio dianteiros foram ventilados "na raça", com fileiras de furos feitos na oficina.
O interior ganhou detalhes como o grande conta-giros na coluna dianteira com shift-light, além da manopla de câmbio esportiva. Esse Gol também tem equipamentos adicionais em relação ao Atlanta, como ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos.
Por fora, o Gol chama a atenção com a pintura Verde Pantanal (que foi opção de carros da Mitsubishi, como o TR4 e a L200), uma tonalidade escura que varia bastante conforme a incidência de luz, e as rodas são réplicas Zunky de um dos estilos oferecidos para o Audi TT RS, de 17 polegadas, com pneus 205/40 R17, em substituição aos originais 185/60 R14. Capas dos retrovisores e emblemas externos foram pintados de preto. Atrás, as lanternas e luzes de freio passam a usar LEDs.
Nós pegamos uma carona no Gol do Uri, que é um projeto em curso e está constantemente recebendo mexidas. Uma das coisas que mais diverte no carro é o urro do motor, e o pipoco do pré-corte de giro leva os entusiastas ao delírio (e dá alguns sustos em pessoas desavisadas também). Um dia depois do passeio, o Uri já providenciou a nova ponteira do escape.
Vem conferir mais fotos do Gol do Uri abaixo!
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).