Carro do Ano 2019 Auto REALIDADE: anunciamos os vencedores!


A votação Carro do Ano Auto REALIDADE de 2019, ocorrida através de Stories em nossa página no Instagram, teve significativas modificações em relação ao pleito de 2018. O voto foi facilitado com a opção de marcar uma entre 4 alternativas, ao invés do usuário precisar digitar o nome do carro desejado. Isto também nos permitiu ampliar o número de categorias de 5 para 9 este ano. Depois de 2.087 votos apurados em 24 horas de eleição, é chegada a hora de anunciar os vencedores!

Hatch Compacto do Ano - Chevrolet Onix


As diversas novidades da segunda geração do Onix fizeram o público elegê-lo como o hatch compacto do ano com larga vantagem sobre os outros finalistas, com 61% dos votos. O segundo colocado, o aventureiro Fiat Argo Trekking, ficou distante do líder, com 15% dos votos. Já os renovados Hyundai HB20 e Renault Sandero conquistaram 12% dos votos cada.


O novo Onix mantém pouca coisa de sua geração anterior além do nome. A Chevrolet aprimorou a segurança do hatch, ao dotá-lo de 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subidas e uma carroceria mais segura, que o garantiu 5 estrelas nos crash-tests do Latin NCAP. Também passou a estar disponível o Wi-Fi a bordo compartilhável para outros dispositivos eletrônicos e o motor 1.0 Turbo de 116 cavalos no lugar do 1.4 aspirado anterior.

SUV do Ano - Volkswagen T-Cross


O principal lançamento da Volkswagen para o Brasil em 2019 não teve dificuldade em se eleger como o modelo preferido desta categoria que só cresce em nosso País, conquistando metade dos votos dos internautas do Auto REALIDADE. Os outros 50% se dividiram entre Honda HR-V Touring (31%), Hyundai Creta (13%) e Peugeot 2008 (6%).



Com 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, o T-Cross conta com uma gama de motores turbinados e com injeção direta de combustível: as versões 200 TSI e Comfortline usam o 1.0 Turbo de até 128 cavalos, e a opção Highline traz o 1.4 Turbo de 150 cv. Outros destaques do SUV são a ampla distância entre-eixos de 2,65 metros (a mesma do sedã Virtus) e a satisfatória lista de equipamentos disponíveis em todas as suas versões. No início de 2020, iniciam as entregas da nova opção Sense, destinada a pessoas com deficiência.

Picape do Ano - Toyota Hilux


A categoria de picapes foi a mais disputada de 2019, com a maior distribuição de votos entre as quatro participantes. A vencedora é a Toyota Hilux, com 34% dos votos; Ranger e Toro brigaram voto a voto pelo segundo lugar, sendo que a picape da Ford alcançou 27% dos votos, e o modelo da Fiat, 26%.


A Hilux teve novidades relevantes em 2019. Primeiro, veio a versão GR-S (sigla para Gazoo Racing Sport), com motor 2.8 Turbodiesel, suspensão calibrada para uso fora-de-estrada e visual com apelo mais esportivo. A boa aceitação desta versão motivou a Toyota a preparar uma nova versão GR com motor 4.0 V6 a gasolina, que chega ao Brasil em fevereiro. As demais versões da Hilux tiveram melhorias de segurança para a linha 2020: todas as versões cabine dupla da Hilux passam a contar com airbags laterais dianteiros e de cortina. Além disso, as versões SR e Standard da Hilux receberam também controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em aclives, enquanto a versão SR a diesel também passou a contar com controlador automático de velocidade de descida.

Hatch Premium do Ano - Mercedes-Benz Classe A


Apesar do declínio do segmento de hatches médios, o ano de 2019 teve quatro novidades para o Brasil ao longo de 2019. Concorreram nesta categoria dois modelos alemães com motores a combustão, um híbrido plug-in e um modelo puramente elétrico. O vencedor é o Mercedes-Benz Classe A (com 40% dos votos), que chegou logo no começo de 2019 nas versões A 250 Vision e Launch Edition (edição limitada a 100 unidades), e ganhou a opção endiabrada A 35 AMG no fim do ano. Em seguida veio o BMW Série 1 (28%), seguido de perto pelo Volkswagen Golf GTE (25% dos votos). Por fim, o Nissan Leaf teve 7% dos votos.



Mais comprido e largo que a geração antiga, o novo Classe A recebeu em seu interior inspiração nos modelos de segmento superior Classe E e Classe S. Chama a atenção a adoção de duas telas de 10,25 polegadas visualmente unidas, de alta definição e diversas opções de configuração. A adoção das telas digitais, juntamente com a estreia do assistente pessoal MBUX (Mercedes-Benz User Experience, que reconhece linguagem natural), fez com que as diversas teclas presentes no centro do painel do Classe A anterior fossem eliminadas.

SUV Premium do Ano - Audi Q8



O visual ousado e a tecnologia embarcada no Audi Q8 facilitaram ao novo utilitário ser eleito como o SUV Premium do Ano com 50% dos votos dos internautas do Auto REALIDADE. O Range Rover Evoque, renovado e mais tecnológico, obteve a preferência de 23% do público. Depois veio o BMW X5 (18%) e o Mercedes-Benz GLC (9%).



O Q8 puxou a fila de um importante momento de renovação para a Audi no Brasil. O SUV traz o motor 3.0 TFSI a gasolina com 340 cavalos e torque de 50,9 kgfm, e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. No interior são 3 telas: o visor de 12,3 polegadas do Virtual Cockpit no quadro de instrumentos e dois monitores ao centro do painel: o superior de 10,1 polegadas controla GPS e sistema de som, enquanto o inferior possui 8,6 polegadas e ajusta ar-condicionado e outras funções de conforto.

Sedan Compacto do Ano - Chevrolet Onix Plus


O sedã Onix Plus repetiu o feito do irmão hatch e foi eleito o Sedan Compacto do Ano, com 58% dos votos. Entre os modelos três-volumes, o segundo colocado foi o renovado Hyundai HB20S (19%), seguido do Fiat Cronos HGT (16%) e do Renault Logan (7%).



Subvertendo uma lógica comum no mercado brasileiro, o sedã Onix Plus começou a ser comercializado no Brasil meses antes do novo Onix hatch. Com melhor dirigibilidade em relação aos seus antecessores Prisma e Cobalt, o Plus pode receber equipamentos antes impensáveis para um Onix, como carregador de celular por indução, auxiliar semi-automático de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, airbags frontais, laterais e de cortina, apoio de braço com porta-objetos, entre outros.

Sedan Médio do Ano - Toyota Corolla


Com uma das maiores margens de vantagem registradas nesta votação, o Toyota Corolla é eleito o Sedan Médio do Ano com 70% dos votos. Bem atrás na preferência de nosso público, vem o Honda Civic, com 16%. As outras novidades do segmento neste ano - Chevrolet Cruze e Kia Cerato - registraram 7% dos votos cada.



Todo novo, o Corolla foi o primeiro híbrido flex do mercado brasileiro e passa a ser a terceira opção  movida a combustível e/ou eletricidade da linha Toyota oferecida no Brasil, junto de Prius e RAV4. As versões com o motor 2.0 se beneficiaram do aprimoramento deste propulsor (que passa a render até 177 cavalos) e também do câmbio automático, agora com 10 marchas. 

Sedan Premium do Ano - Volkswagen Jetta GLI



Quando dirigimos o Jetta GLI, o sedã de 230 cavalos nos surpreendeu pela força entregue com muita segurança ao motorista. Sua consagração como Sedan Premium do Ano 2019 também foi uma surpresa, uma vez que os rivais eram de peso - com modelos como BMW Série 3, Ford Fusion e Mercedes-Benz Classe A Sedan. Mesmo assim, a preferência de nosso público recaiu sobre o modelo esportivo da Volkswagen (com 51% dos votos), seguido distante pelo BMW (32%). O Mercedes Classe A Sedan não repetiu o êxito do seu irmão hatch e conquistou 11% dos votos, mas ainda superou o Fusion, que registrou 6%.



Com conjunto mecânico semelhante ao do Golf GTI (motor 2.0 com torque de 35,7 kgfm, câmbio DSG de dupla embreagem e suspensão independente nas 4 rodas), o GLI traz como itens de série: quadro de instrumentos digital configurável (Active Info Display), volante revestido de couro com shift paddles, bancos de couro (os dianteiros contam com regulagem elétrica – e para o motorista, há três posições de memória), seleção do perfil de condução, iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades e o sistema multimídia Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que traz GPS e espelhamento de tela de smartphones por meio do Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink.

Bruto do Ano - RAM 2500


Parecia que só tinha ela nessa categoria. Entre os veículos com apelo off-road apresentados em 2019, a picapona RAM 2500 registrou a preferência de nada menos que 75% dos nossos internautas. O segundo mais votado também é um modelo da FCA: o Jeep Wrangler, com 13%. Em seguida, vieram Troller TX4 com câmbio automático (9%) e Suzuki Jimny (3%).



Trazida em versão única para o Brasil (Laramie) e com dimensões tão grandes que exigem do motorista a habilitação do tipo C, a RAM 2500 foi reestilizada em 2019 e ganhou força e tecnologia. O motor 6.7 turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha teve um incremento de 35 cavalos e 4 kgfm de torque, entregando agora 365 cv e 110 kgfm de torque. Na cabine, a principal surpresa é a nova central multimídia Uconnect 4C NAV, com tela vertical de 12 polegadas. O monitor pode ser dividido para mostrar ao mesmo tempo os comandos do ar-condicionado e do espelhamento de tela de celular, ou ainda exibir a "visão aérea" formada pelas câmeras distribuídas em torno da carroceria.

Sobre a eleição Carro do Ano 2019 - Auto REALIDADE

Buscando estar alinhado com as atuais formas de interação com os internautas, o Auto REALIDADE promoveu uma enquete através de postagens nos Stories em seu perfil do Instagram para que os seguidores da página escolhessem, em cada uma das categorias, seu lançamento preferido do ano. A votação foi realizada no dia 28 de dezembro de 2019 e durou 24 horas. Foram definidas nove categorias - em cada uma delas, estiveram aptos a ingressar somente os automóveis que foram lançados, reestilizados ou que tiveram novas versões ao longo do ano. Esta eleição reforça o compromisso do Auto REALIDADE em não aceitar influência de qualquer montadora ou concessionária para a realização dessa pesquisa junto ao seu público.

Comentários