A Honda comemora os 10 anos de produção do City no Brasil. O modelo acumula quase 40 anos de história pelo mundo: foi lançado em 1981 como um hatchback subcompacto, depois passou a ser sedã, em 1996, e chegou ao Brasil em 2009.
Quando foi lançado aqui, há dez anos, o City já estava em sua terceira geração global como sedã. Foram mais de 240 mil unidades produzidas no Brasil. Ao final de 2014, o modelo mudou de geração e, em 2018, o City recebeu uma leve atualização no seu design e na oferta de equipamentos.
Em 1981, a Honda lançou o City de uma forma totalmente diferente que o modelo é comercializado hoje. Compacto em dimensões externas, mas com bom aproveitamento de espaço interno, o modelo teve opções hatch, van e conversível, com um motor 1.2 e câmbio manual ou automático, e até uma opção esportiva, com turbo, recentemente materializada como carrinho da Hot Wheels.
O City fez sucesso, sendo exportado para diversos mercados. Sua segunda foi geração lançada em 1986, com um design mais moderno e que lembrava o Civic, mas ainda sendo um hatchback de duas portas. Esta geração durou até 1994.
A primeira geração do City como um sedã foi lançada na Tailândia em 1996. Usava como base a quarta geração do Civic, na mesma época em que este estava em sua quinta/sexta geração, e trazia motorizações 1.3 e 1.5. O modelo teve sucesso em mercados asiáticos como a Índia e a Tailândia, e esta geração durou até 2002.
Lançada em 2002, a segunda geração do City passou a ser derivado do Honda Fit, inclusive contando com opção de câmbio automático CVT e maior modularidade de bancos. Em alguns mercados, era conhecido como Aria.
No mesmo momento em que o Honda City já ultrapassava 1,2 milhões de unidades comercializadas globalmente, em mais de 45 países, a Honda apresentava o modelo no Brasil, em sua terceira geração como sedã. Conquistou seu espaço no mercado entre o Fit e o Civic, inclusive com algumas vantagens em relação ao sedã maior, como o porta-malas de 506 litros (o Civic tinha apenas 340 L).
A quarta geração global do City foi lançada em 2014 no Brasil, mais largo e mais comprido. Em 2018, o modelo recebeu algumas mudanças em design e na gama de equipamentos.
O City 2020, vendido atualmente pela Honda, está disponível no mercado brasileiro em cinco versões: DX (câmbio manual), Personal, LX, EX e EXL (todas estas com câmbio automático CVT), sempre com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, de até 116 cavalos.
O porta-malas conta com 536 litros de capacidade (485 litros acima da tampa do assoalho, mais 51 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho). Em todas as versões, o City traz itens de série como ar-condicionado, som com Bluetooth e entrada USB, direção elétrica, travas e vidros elétricos, volante com ajuste de altura e profundidade, fechamento à distância dos vidros, dentre outros equipamentos.
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