Três dias de debates, palestras, interações e apresentação
de novas tecnologias fizeram do 28º Congresso da SAE Brasil, realizado em São
Paulo, semana passada, motivo de grandes reflexões sobre o futuro. O tema
central foi dos mais instigantes: Veículos e Vias Inteligentes, o caminho para
a mobilidade sustentável.
Entre os vários temas, um tratou da desconexão do que
acontece entre o banco do motorista e o volante. Câmeras e sensores agora conseguem
mapear o rosto do motorista e identificar seu grau de humor, além de possíveis
distrações como falar ao celular, escrever mensagens, sinais de cansaço ou dirigir
por muito tempo sem as duas mãos ao volante. Essas informações retransmitidas
ao veículo mudam parâmetros de rodagem e até param o veículo totalmente.
A transformação digital não é só tecnologia, pois envolve
mudanças culturais. Para o diretor de Serviços do Grupo CAOA, Ivan Witt, no
futuro as pessoas poderão, se quiserem, deixar de comprar um carro e adquirir
um pacote de mobilidade, desde o transporte público ao patinete ou locação de
veículo de luxo aos finais de semana. “Empresas vão se associar para fazer o
que os clientes desejarem”, afirmou.
“Temos desafios, mas o Brasil possui uma matriz energética
limpa e disponível, como eólica, solar, hídrica e até biomassa. Outros países
falam de mobilidade sustentável, mas sua geração de eletricidade está
contaminada com CO2”, pontuou o presidente da ABB Brasil, Rafael
Paniagua. Foi lembrado em palestras a peculiaridade de grandes distâncias no
País que dariam mais protagonismo aos modelos híbridos ou híbridos plugáveis em
detrimento dos puramente elétricos.
Curioso, ainda, foi ver as dispersões sobre o futuro do
automóvel elétrico no mundo. Para a Roland Berger, em 2025 de 12% a 25% dos
veículos leves vendidos serão híbridos ou dependentes 100% da bateria, enquanto
a McKinsey prevê que em 2030 a participação dos eletrificados poderá representar
de 10 a 50% dos veículos novos. Em outras palavras, ninguém sabe a verdadeira
aceitação dos compradores e as pesquisas são muito vagas ou inconclusivas.
No espaço dedicado à exposição de produtos e serviços, o que
mais chamou a atenção foi uma cópia em tamanho real do Hyperloop, uma cápsula
de transporte para longas distâncias a velocidades em torno de 1.000 km/h. Um
programa de realidade virtual simulou aos visitantes essa viagem silenciosa e com
energia captada do sol para mover pessoas e cargas. O sistema está em testes desde
2018 nos EUA, França e Abu Dhabi. O Brasil poderá participar dessa fase. Mas a
grande pergunta é saber sobre a viabilidade econômica do Hyperloop e não apenas
os aspectos técnicos que, aparentemente, caminham bem.
Também foram apresentadas novidades mais simples, porém de
impacto no dia a dia. A exemplo do aplicativo da Bosch batizado de Perfectly
Keyless (Perfeitamente sem Chave, na
tradução livre). Substitui a chave física do veículo e a transfere
para o telefone celular. Pode se aplicar em qualquer veículo, notadamente para frotas
com múltiplos motoristas como as de locadoras ou serviços de compartilhamento.
Praticidade com conforto, sem riscos de perda ou roubo e de baixíssima
possibilidade de clonagem.
ALTA RODA
FROTA brasileira
circulante (considerada frota real) continuará a crescer: 2,3%, em 2019 e 2,6%,
em 2020. Atingirá 47 milhões de veículos, mais 13 milhões de motos, totalizando
60 milhões. Previsão é do Sindipeças. A idade média da frota específica de
automóveis seguirá envelhecendo e atingirá 10 anos. No auge das vendas em
2013, os carros tinham menos anos de uso.
PROGRAMA IncentivAuto
foi sancionado pelo governo paulista. Mas caiu a exigência mínima de 400 vagas
diretas. Isso limitaria o número de empresas enquadráveis. Como estratégia de
longo prazo, quanto mais engessamento menos efetivos serão os resultados.
Compensação máxima no ICMS será de 25%.
MINI Countryman
híbrido plugável agora pode rodar até 60 km no modo elétrico. Tração nas quatro
rodas (motor elétrico atrás) permite grande agilidade no trânsito, além de silêncio.
Espaço interno muito bom, bancos dianteiros perfeitos e porta-malas de 405 L.
Comandos por teclas e acabamento de alto nível. Tanque de apenas 36 litros
limita autonomia na estrada.
AÇÃO é quase
simbólica, mas as três marcas do mesmo grupo atuantes no Brasil – Audi, Porsche
e VW – decidiram montar infraestrutura básica de abastecimento elétrica.
Juntaram-se a quatro empresas do ramo para montar 64 pontos de recarrega rápida
e ultrarrápida em estradas. Começa em 2020 e vai até 2023. BMW havia tomado mesma
iniciativa na via Dutra (Rio-S. Paulo).
PARA João Barros,
da Wings, avanço da Inteligência Artificial (IA) levará a experiência do
usuário a um novo nível. Ao reconhecer padrões do veículo com base em hábitos
do condutor, pode antecipar problemas e evitar gastos desnecessários. Investimentos
mundiais em AI chegarão a US$ 35,5 bilhões em 2019 e até 2021, US$ 52 bilhões.
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1º de maio de 1999. É publicada em uma rede nacional de 98 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
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