Ainda lutando para se firmar no mercado brasileiro, a JAC, depois de extinguir a linha de carros de passeio em prol de uma gama orientada aos utilitários, agora apresenta de uma vez cinco veículos elétricos, sendo três utilitários esportivos, uma picape cabine dupla e um caminhão com capacidade para 6 toneladas. Apesar de serem revelados juntos ao Brasil, cada modelo possui uma data específica para chegar ao nosso mercado.
O JAC iEV 20, a grosso modo, é o antigo J2 com roupagem aventureira (que inclui até estepe na tampa do porta-malas) e tem as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (o que lhe rende 320 quilômetros de autonomia, conforme o ciclo NEDC) e irá custar R$ 119 900. A carroceria pode ser branca, prata, preta ou vermelha.
O JAC iEV 20, a grosso modo, é o antigo J2 com roupagem aventureira (que inclui até estepe na tampa do porta-malas) e tem as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (o que lhe rende 320 quilômetros de autonomia, conforme o ciclo NEDC) e irá custar R$ 119 900. A carroceria pode ser branca, prata, preta ou vermelha.
Já o JAC iEV 40 é a versão elétrica do T40, e terá as primeiras unidades entregues neste mês de setembro. O modelo tem 40 kWh de baterias e atinge 300 km de autonomia. Seu preço é de R$ 153 500 e as cores disponíveis também são branco, prata, vermelho e preto.
Já o JAC iEV 60 é a versão elétrica do SUV conhecido na China como Refine S4, não comercializado no Brasil. Este modelo chega apenas em julho de 2020, com 63 kWh de capacidade de carga e autonomia de 380 quilômetros, e também é o único dos elétricos sem preço definido.
Alardeada como a picape 100% elétrica produzida no mundo, a JAC iEV 330P conta com bateria de 67 kWh e 320 quilômetros de autonomia. Chegará em abril de 2020 pelo preço de R$ 229 900.
Em dezembro deste ano, chega o caminhão elétrico JAC iEV 1200T, com capacidade para 6 toneladas, bateria de 97 kWh e 200 quilômetros de autonomia, por R$ 259 900.
Os modelos contam com:
• baterias de íon-lítio com sistema líquido de arrefecimento, que garantem o uso numa faixa ideal de temperatura, evitando que haja desperdício de carga por excesso de frio e/ou calor;
• sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado. Ele só libera do engate quando destravado pelo comando de abertura das portas dos carros;
• i-Pedal – tecnologia que regenera a carga das baterias nas desacelerações, podendo ser intensificada pela função ECO, disponível no painel de instrumentos. As desacelerações se tornam tão eficientes que, segundo a marca, as pastilhas de freios chegam a durar mais de 100 mil km pela economia de uso no dia a dia. O funcionamento é similar ao e-Pedal do Nissan Leaf: soltando o pedal do acelerador, o carro reduz gradualmente a velocidade, sem que se precise aplicar o pedal de freio;
• quadros de instrumentos com escala gráfica de “consumo instantâneo”, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto se está aproveitando de regeneração das baterias;
• sistema de telemetria ativo com monitoramento à distância pela Central de Atendimento da JAC Motors/Grupo SHC. Mediante autorização do usuário, a central acompanha a localização instantânea do carro. Dentre outras vantagens, verifica o nível da carga da bateria e orienta o motorista quando estiver abaixo do recomendável. Também previne necessidade de reparos;
• aplicativo para smartphone possibilita a verificação da carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento e ainda conta com um sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância, além de fazer à distância o controle elétrico dos vidros, abertura das portas e partida remota para o acionamento do ar-condicionado.
A JAC homologou a EDP Brasil para fazer a instalação de um equipamento apropriado para ser integrado à rede elétrica da residência do usuário, chamado Wall Box. Para recarregar seu carro em qualquer outra localidade, o usuário pode fazer uso do cabo de carregamento portátil, que é oferecido como opcional (R$ 3990).
De olho no potencial de crescimento dos veículos elétricos no Brasil, o Banco Santander também firmou parceria com a JAC Motors para oferecer condições diferenciadas de financiamento. Já a Sura Seguros anunciou que trabalhará com linhas exclusivas de prêmios para segurar os modelos da JAC, com taxas abaixo das comuns no mercado.
Como parte da estratégia da JAC Motors em lançar toda uma família de veículos 100% elétricos, a empresa inaugurou a concessionária JAC Europa, situada na Avenida Europa, 555, primeiro showroom da marca com espaço específico e destacado para a família de veículos elétricos, além de estacionamento com pontos gratuitos de recarga para qualquer veículo elétrico, da JAC Motors ou não. “A JAC Europa não será aberta só agora, durante o mês de lançamento, mas funcionará normalmente. É um ponto de venda definitivo”, comenta o presidente da marca, Sérgio Habib.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).