Lançado em 2013 na Europa e reestilizado em 2017, acumulando 1,2 milhão de unidades comercializadas, o Renault Captur agora chega à sua segunda geração, construída sobre a nova plataforma modular CMF-B que também serve ao novo Clio. (Cabe lembrar que o Captur europeu sempre derivou do Clio; o modelo homônimo vendido no Brasil usa a plataforma do Duster e é maior que o equivalente disponível no Velho Continente).
Por fora, o novo Captur lembra o anterior, com as linhas "intensificadas". A carroceria ficou 8 centímetros mais comprida. Na frente, os faróis passam a ter prolongamentos semelhantes aos do Renault Arkana, o SUV-cupê que será produzido na Rússia. Capô, para-lamas e portas passam a trazer vincos mais destacados. Atrás, destaque para as lanternas, que continuam atravessando a tampa do porta-malas mas passam a ser côncavas e estão mais delgadas. A tampa do porta-malas fica mais limpa com o nome do modelo ao centro; a placa passa a ser instalada no para-choque.
A grande surpresa do novo Captur é o interior. Ele nada tem a ver com o do Arkana (que é muito semelhante ao do novo Duster): as inspirações para a segunda geração do SUV vieram do novo Clio. Isto inclui o quadro de instrumentos digital configurável (com tela de 7 ou 10 polegadas) e a tela vertical sensível ao toque do sistema multimídia, de 7 ou 9,3 polegadas (esta última com GPS incluso). Mas o Captur tem uma característica ainda mais distintiva: a parte do console que abriga a alavanca de câmbio parece flutuar sobre a parte de baixo. Uma luz ambiente realça o layout futurista
O novo Captur será o primeiro modelo da Renault a ter opção do conjunto híbrido E-TECH, recarregável em tomadas. É possível rodar até 45 quilômetros a uma velocidade de até 135 km/h apenas com força elétrica. O conjunto elétrico está aliado a um motor 1.6 a gasolina e também realiza a regeneração de energia dissipada em frenagens. Na Europa, o Captur também terá à disposição os motores TCe 100 (1.0 3 cilindros turbo de 100 cavalos), TCe 130 (1.3 de 130 horsepower), TCe 155 (também 1.3, com 155 HP) e as opções a diesel Blue dCi 95 e 115.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).