A Nissan inicia as vendas do elétrico Leaf simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Vendido em 50 países, o Leaf sempre foi uma aposta da marca para nosso mercado, mas só agora a comercialização do modelo passa a ser viabilizada. Ele custará R$ 195.000 - valor mais alto que os R$ 178 mil estimados à época do Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, mas que se explicam pela iniciativa de vender o carro junto com um kit com equipamentos de recarga, que inclui o carregador residencial homologado pela Nissan (já com a instalação incluída), cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2 (o Leaf tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).
Já são mais de 400 mil unidades do Leaf vendidos em todo o mundo desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Um dos destaques da segunda geração é o e-Pedal, que permite dirigir o carro sem utilizar o pedal do freio. Soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, com taxa de desaceleração de até 0,2 g, reduzindo consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas o pedal do acelerador em 90% das necessidades de direção.
O Nissan Leaf também traz um pacote de itens de segurança que incluem: alerta de mudança de faixa involuntária com correção do veículo na faixa de rodagem, auxiliar de frenagem de emergência, controlador de velocidade adaptativo (mantém uma distância do veículo à frente), alerta de veículos em pontos cegos, 4 câmeras de visão em 360 graus com detector de movimento, alerta de atenção ao motorista, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Estes itens se somam a seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, freios ABS com distribuição de força, fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis e uma carroceria que conquistou 5 estrelas nos testes do Euro NCAP.
O conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh entrega 110 kW, potência equivalente a 149 cavalos, 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior). A autonomia estimada é de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano.
O design refeito da bateria a faz ocupar exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia. O motor elétrico oferece o torque máximo em 0,1 segundo. Além disso, o Novo Nissan LEAF é surpreendentemente silencioso.
Existem três modos de condução: ECO, que limita o desempenho do motor e ajuda a economizar energia; "B", que dá prioridade à frenagem regenerativa, para recarregar com mais eficiência a bateria, sem comprometer a potência do veículo; e "D", o modo de operação normal sem limitações de força.
A central multimídia A-IVI, com layout semelhante a Frontier e Kicks, possui tela sensível ao toque de 8 polegadas e traz espelhamento de tela de celulares (Android Auto e Apple CarPlay) para a utilização de aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, além da funcionalidade Door-To-Door inaugurada com a Frontier, que replica na tela do carro a rota de GPS estabelecida no celular. E o recurso Over The Air permite a atualização do software da central utilizando uma rede de Wi-Fi.
O Leaf conta com a funcionalidade Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional: após carregado, ele devolve energia à rede ou a uma casa. Importado de Sunderland, na Inglaterra, o modelo será vendido em pacote único de equipamentos. Além dos itens já mencionados, ele vem com controle dinâmico de chassi, volante com revestimento sintético de couro e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de LED; rodas de liga leve de 17 polegadas; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; travas/vidros (função automático só para o motorista)/retrovisores elétricos, espelho interno anti-ofuscante, entre outros.
Por fora, o design do Nissan Leaf traz linhas aerodinâmicas e afiladas. O tom azul claro está presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, além dos pespontos dos bancos, painel e volante. De forma semelhante ao Kicks SL, o Leaf conta com display colorido de 7 polegadas no quadro de instrumentos, que exibe informações do "Safety Shield", de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.
O Leaf foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2018. Nesta mesma época, a Nissan abriu um programa de pré-venda no Brasil, com um website específico para atender e tirar dúvidas dos clientes e o preço de R$ 178 mil para compradores que se dispuseram a ter o modelo sem mesmo testá-lo ou vê-lo pessoalmente, além de esperar um período mais longo para poder recebê-lo.
Agora, o Leaf passa a estar disponível em sete lojas de cinco estados e do Distrito Federal: São Paulo (duas lojas), Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. O hatch elétrico da Nissan tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil km.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).