A General Motors divulgou mais algumas informações sobre seus próximos lançamentos, destinados a 40 mercados - o Brasil, claro, não poderia ficar de fora. Por aqui, a estreia da família global de veículos acontecerá até o fim do ano, com um sedã equipado com motor turbo. Até agora, tudo fazia supor que o novo modelo herdaria o nome Prisma - o sedã do Onix reaproveitou o batismo do Celta com carroceria três-volumes. Mas a marca, que só se referia ao lançamento de 2019 como "novo sedã", deixou escapar um vídeo com imagens do sedã com o título "Onix_2020_BR". Ou seja, tudo leva a crer que, assim como na China, teremos o novo Onix hatch (que deve receber o sobrenome Plus) e o Onix Sedan.
E ainda tem um detalhe: Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, comentou que “o mercado passa por um momento de transformação, o que abre espaço para acrescentarmos novos produtos dentro do mesmo segmento”. Isto é um indicativo de que Prisma e até mesmo Cobalt podem continuar a ser produzidos.
Ao longo de 2019, a empresa fará 11 lançamentos. O primeiro deles foi o Camaro reestilizado, que começou a ser em fevereiro. Ainda estão nos planos a dupla Cruze sedan e Sport6 reestilizada, o Equinox Midnight e o elétrico Bolt.
As fotos do Onix Sedan disfarçado, feitas pela própria Chevrolet, incluem o novo modelo passando por diversos testes no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), com supervisão do centro de desenvolvimento global de produtos da GM nos Estados Unidos. Aproximadamente 1.800 especialistas de 14 países trabalham no projeto. O Onix Sedan das imagens certamente é uma versão de entrada, como entregam as rodas com calotas. A camuflagem está mais leve do que na época em que o Auto REALIDADE flagrou unidades do modelo rodando em testes em outubro do ano passado, e já entrega que o Onix brasileiro terá visual praticamente igual ao do modelo chinês apresentado no mês passado.
As lanternas do carro de testes ainda são provisórias, mas é fácil perceber que o formato delas será o mesmo do modelo chinês, passando a atravessar a tampa do porta-malas. Mas estudos internacionais foram realizados para entender as necessidades dos consumidores de cada região em relação a design, motorização, espaço interno e conectividade.
O que era ainda um grande mistério - o interior do novo Onix - foi revelado pela Chevrolet na China. Pouca coisa lembra o modelo atual: apenas o estilo dos forros de porta, que se unem visualmente às laterais do painel, foi conservado. O volante é novo, com linhas mais fluidas, e traz comandos de som e telefone. O acionamento dos faróis passa a ser feito na alavanca de seta, reduzindo custos de produção. Como na Spin, a tela do computador de bordo é monocromática. No conta-giros, as posições "Off" e "Auto Stop" entregam a existência do Start/Stop (desligamento e religamento automático do motor em paradas, como já existe no Cruze).
A central multimídia é fixada na base do painel, com a porção superior da tela "flutuante" (como já ocorre nos rivais Fiat Cronos e Ford Ka Sedan). Todos os vidros permanecem com função um-toque e os bancos trazem apoios de cabeça incorporados ao encosto, outra solução para conter custos. O console central ficou mais destacado e agora existe um apoio de braço central com porta-objetos, como no Virtus a partir da versão Comfortline.
O ar-condicionado permanece tendo comandos analógico, mas os botões são novos. Acima deles há botões para travar/destravar as portas e ativar/desativar o controle de estabilidade, que faz sua estreia no modelo. O retrovisor interno traz novos botões para acionamento da central de atendimento OnStar, agora concentrados no canto esquerdo da moldura.
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