A Audi apresenta no Brasil a nova geração do RS 5 Coupé, agora com o motor 2.9 V6 Biturbo de 450 cavalos e 61,2 kgfm de torque compartilhado com a RS 4 Avant (veja mais detalhes sobre a station wagon aqui). Para criar o novo modelo, os designers se inspiraram nos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO, utilizado nas pistas no final dos anos 1980. O cupê chega pelo preço de R$ 556.990.

As entradas de ar e a grade central hexagonal possuem aberturas em forma de colmeia. As caixas de rodas ficaram 15 milímetros mais largas que na geração anterior. O Coupé traz rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Atrás, destaque para o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto. O comprimento passa a ser de 4,72 metros, 7,4 cm a mais que seu predecessor.


As entradas de ar e a grade central hexagonal possuem aberturas em forma de colmeia. As caixas de rodas ficaram 15 milímetros mais largas que na geração anterior. O Coupé traz rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Atrás, destaque para o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto. O comprimento passa a ser de 4,72 metros, 7,4 cm a mais que seu predecessor.

O novo motor 2.9 TFSI V6 biturbo teve um bom incremento de torque (de 43,8 para 61,2 kgfm) – e a força está presente de 1900 até 5000 rpm. O RS 5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega à velocidade máxima de 280 km/h. Em termos de consumo de combustível, suas médias são de 7,3 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.

O RS 5 Coupé passa a ter 1655 quilos, 60 kg a menos que o modelo anterior. O câmbio também mudou e passa a ser o automático com conversor de torque e 8 marchas (Tiptronic) com tempos de trocas de marcha reduzidos e a tração é permanente nas quatro rodas, sendo que o bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro.


O RS 5 Coupé passa a ter 1655 quilos, 60 kg a menos que o modelo anterior. O câmbio também mudou e passa a ser o automático com conversor de torque e 8 marchas (Tiptronic) com tempos de trocas de marcha reduzidos e a tração é permanente nas quatro rodas, sendo que o bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro.

O modelo conta com suspensão independente (multi-link) nos eixos dianteiro e traseiro, e há o Controle de Direção Dinâmico (onde as rodas de trás esterçam em alguns graus para melhorar a performance em curvas). Através do seletor Audi Drive Select, é possível escolher entre quatro modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic e Individual.

O interior do RS 5 Coupé é predominantemente preto e traz bancos dianteiros esportivos com ajuste elétricos e volante multifuncional com base plana. No quadro de instrumentos digital configurável Audi Virtual Cockpit é possível conferir informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, assim como porcentagem de potência e torque utilizados.

O sistema multimídia MMI traz touchpad no console central. Integra ponto de acesso Wi-Fi e espelhamento de conteúdo de smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, e o sistema de som é o Bang&Olufsen 3D, de 755 watts de potência, com amplificador de 16 canais, 19 alto-falantes e dois subwoofers por trás dos painéis laterais na parte traseira. Outro destaque é o Head-up Display, que projeta informações relevantes do carro no para-brisa.
Como opcional há o pacote Audi Assistance Tour, que inclui o Traffic Jam Assist (assume a direção durante engarrafamentos em velocidades de até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta, que comuta para farol baixo quando outro veículo é detectado em sentido inverso.


Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional. É possível ainda escolher também como opcional o teto de carbono, que reduz sensivelmente o peso do RS 5.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).