Desde a época da Audi RS2 Porsche (produzida entre março de 1994 e julho de 1995), as peruas esportivas da marca alemã são muito cultuadas pelos entusiastas automotivos. A RS4 surgiu em carroceria perua (Avant) no ano de 1999, trazendo motor 2.7 V6 Biturbo de 381 cavalos e câmbio manual de 6 marchas, e durou até 2001. Entre 2006 e 2008, a perua estreou sua segunda geração (com motor 4.2 V8 aspirado de 420 cavalos e câmbio manual), e também passou a ser possível comprar um RS4 Sedan ou Cabriolet. Mas entre 2012 e 2015, a RS4 voltou a ser oferecida unicamente como perua, e usou pela primeira vez o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, aliado ao propulsor 4.2 V8 com injeção direta de combustível e 450 cavalos. Agora, a RS4 Avant chega à sua quarta geração ao Brasil.
As formas da perua ficaram ainda mais agressivas. Por baixo do capô mais vincado, está o motor 2.9 V6 TFSI, que apesar de ser bem menor que o 4.2 anterior, rende os mesmos 450 cavalos e teve um bom incremento de torque (de 43,8 para 61,2 kgfm). E o câmbio de dupla embreagem foi substituído pelo automático Tiptronic com conversor de torque, mais confiável e com uma marcha a mais (totalizando 8 velocidades). O que não mudou desde 1999, além da disposição longitudinal do motor, foi o esquema de tração nas quatro rodas - nesta geração, 60% do torque é enviado para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro.
Esta geração da RS4 Avant possui 1715 quilos, sendo 182 kg do motor. O conjunto mecânico faz a perua esportiva acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h. E, graças à injeção direta de combustível, as médias de consumo declaradas pela marca são razoáveis para um modelo desse segmento: faz 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
A frente apresenta entradas de ar em formato de colmeia e uma grade central ainda mais larga. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas espicharam em 3 centímetros de cada lado, e são preenchidas com rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.
Atrás, os destaques são o difusor de ar, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, vazado ao centro. A cor preta-perolizada da RS4 fotografada traz um efeito interessante quando submetida à luz (como na foto abaixo).
O interior também causa boa impressão. Ao abrir a porta do motorista, o destaque é a iluminação de piso "Audi Sport". O volante tem excelente ergonomia e traz grandes aletas para trocas de marcha sequenciais. Detalhes do console e painel são adornados em padrão de fibra de carbono. O acabamento lembra as demais versões do A4, trazendo plásticos macios ao toque na parte superior do painel e das 4 portas, além de forro de teto em tecido, porta-luvas revestido em veludo, porta-objetos do console com fundo emborrachado e bancos revestidos em couro (com padronagem de colmeias e costuras vermelhas). A principal diferença da RS4 está nos painéis de porta, revestidos de Alcantara.
No quadro de instrumentos digital configurável Audi Virtual Cockpit, gráficos exclusivos fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, além do percentual do uso de potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 tempos e compará-los entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus também são exibidos para o motorista.
Para o condutor manter a atenção na via, há o Head-up Display, que projeta informações relevantes no para-brisa, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos. O visor, que é ajustável (junto com os comandos dos faróis), também sugere mudança de marcha quando o câmbio está em modo sequencial.
O sistema multimídia MMI Touch é outro ponto similar à linha A4. O touchpad é sensível ao toque e "entende" caracteres ou gestos com dedos. Também é possível dar comandos de voz. Já a tela central é de 8,3 polegadas, porém insensível ao toque. Há DVD Player, memória flash de 10 GB, leitores de cartão SD, entrada USB com função de carregamento e entrada auxiliar, além de espelhamento de tela de smartphones, através do Apple Car Play e Android Auto. A notável diferença da RS4 está no som Bang & Olufsen, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.
O ar condicionado possui três zonas: duas para os ocupantes dianteiros e uma independente traseira, com ajuste de meio em meio grau Celsius. Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura dianteiros, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela. A perua também conta com teto solar elétrico panorâmico, que se estende até a segunda fileira de bancos e traz cortina elétrica.
Os bancos dianteiros são elétricos, com ajuste lombar e um botão para retornar o assento a uma posição mais cômoda para os ocupantes saírem do carro. Mas nessa RS4, faz falta o ajuste elétrico da coluna da direção: ela até ajusta em altura e profundidade, porém manualmente. É um ponto que faz lembrar que é derivada do A4.
A manopla da alavanca de câmbio é revestida com o mesmo couro perfurado do volante. Como a maioria das transmissões dos carros premium, o deslocamento da alavanca é curto e cômodo.
A Audi RS 4 Avant tem preço base de R$ 546.990 a partir deste mês. Há opcionais como o pacote Audi Assistance Tour (que inclui o Traffic Jam Assist - que assume a direção durante engarrafamentos e em velocidades de até 65 km/h -, o Audi Active Lane Assist - que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem uso de seta -, o Adaptive Cruise Control - mantém distância do veículo à frente, acelerando e freando se necessário - e o assistente de luz alta). Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional.
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