A Nissan revelou no Salão do Automóvel de Genebra o IMQ Concept, crossover que estreia a mais recente motorização e-POWER, desenvolvida a partir dos propulsores já disponíveis no Japão para os Nissan Note e Serena. No IMQ, há um motor 1.5 a combustão exclusivamente para gerar energia elétrica, que entrega potência de 250 kW (equivalente a 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque. A força é distribuída para as quatro rodas.
O IMQ dá várias pistas sobre a visão do futuro para a Nissan. O crossover traz o sistema de assistência à condução ProPILOT em uma variação para exercer um nível maior de condução autônoma. O modelo também conta com a tecnologia Invisible-to-Visible, revelada pela marca durante a CES (Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas, em janeiro. Através do Omni-Sensing, informações do mundo real aparecem dentro e fora da cabine, ao estilo "realidade aumentada". Isto ajuda os motoristas a ver além da curva, visualizar informações precisas sobre congestionamentos – inclusive as causas – e determinar rotas alternativas para um trajeto com menos estresse. Os motoristas podem até mesmo contar com a companhia de um passageiro virtual, que se apresenta como um avatar em 3D dentro do carro.
As dimensões do IMQ o colocam no segmento C de crossovers da Europa. O conceito tem comprimento de 4,56 metros, altura de 1,56 m e largura de 1,94 metro. As rodas, de 22 polegadas, são calçadas com pneus exclusivos Bridgestone Connect, que informam o motorista sobre pressão dos pneus, carga, temperatura, nível de aderência, desgaste e condição em geral.
O IMQ apresenta uma nova interpretação para a linguagem do design da Nissan. O logotipo da marca é o destaque na grade V-motion, que está mais sutil, sem cromados. Ela se estende verticalmente até o capô e horizontalmente pelo para-choque dianteiro, que possui cantos proeminentes nas extremidades. Já o capô apresenta recortes com molduras cromadas.
Na traseira, linhas verticais "escorrem" pelas lanternas em formado de bumerangue, formando um spoiler lateral, melhorando a aerodinâmica. A tampa traseira se estende pelos para-lamas traseiros, formando uma continuidade com o design do capô.
As portas do IMQ são articuladas pelas extremidades externas e, quando abertas, revelam um interior espaçoso e futurístico. O já conhecido painel de instrumentos em formato de "asa planadora" domina a frente da cabine, de onde parte o console central que se estende em direção aos bancos.
O quadro de instrumentos utiliza uma tela com 84 centímetros de comprimento. Assim como em um smartphone, ela é totalmente preta quando desligada, e, quando ligada, exibe o status do sistema e-POWER e várias outras informações sobre o veículo. Outra tela secundária e menor aparece sobre o console central, trazendo o Assistente Pessoal Virtual do IMQ, que responde aos comandos do motorista. O volante foi ergonomicamente desenhado para melhorar a visibilidade do painel de instrumentos. Na parte de trás ficam controles do tipo borboleta, com superfície macia ao toque.
Os bancos trazem tecido em 3D de dois tons, com corte a laser em um design geométrico inspirado na arte japonesa de trabalhar a madeira, conhecida como kumiko. Esta estampa aparece novamente no painel de instrumentos, revestimentos das portas e bandeja do porta-malas, assim como no acabamento metálico rígido dos encostos dos bancos.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).