Fiat Mobi GSR passa a custar R$ 35 990 para pessoas com deficiência



De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef), as vendas de veículos com isenção para pessoas com deficiência passaram de cerca de 42 mil unidades em 2012 para 84 mil em 2014, 187,5 mil em 2017 e devem ultrapassar os 250 mil carros em 2018. E a Fiat, de olho nesse importante segmento, passa a disponibilizar maiores descontos para o público PCD em seu modelo de entrada, o Mobi. Além das usuais isenções de IPI e ICMS, há um incentivo da própria marca. 


O Fiat Mobi Drive GSR, com câmbio automatizado de 5 marchas e sem pedal de embreagem, passa a custar R$ 35 990 nesta modalidade de venda direta - 24% menos do que o preço para pessoas físicas (R$ 47 590) e 7% mais barato do que com a tradicional isenção de IPI e ICMS (R$ 38 766).


Pessoas com deficiência podem obter desconto no IPI e isenção do ICMS em modelos feitos no Mercosul com preço de até R$ 70 mil. Na linhagem da Fiat, se enquadram todas as versões do Mobi, Uno, Argo (exceto a HGT 1.8 automática), Grand Siena e Cronos (exceto a Precision 1.8 automática).



O Mobi Easy com isenções tem preço reduzido de R$ 32 990 para R$ 25 799. Porém, este modelo, além de ter câmbio manual de 5 marchas, traz direção mecânica e não vem com ar-condicionado, o que é um contrassenso, em especial para as pessoas com limitações físicas. Até travas/vidros elétricos, preparação para som, desembaçador e limpador traseiro são opcionais. De série, destaque para: espelhos nos para-sóis, tela de 3,5 polegadas junto ao velocímetro (com indicador de trocas de marchas, hodômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor), temporizador dos faróis, banco traseiro ajustável em 2 posições de encosto e rodas de aço de 13 polegadas com calotas e pneus 165/70.


Já o Mobi GSR é mais adequado ao público PCD. A sigla, que significa Gear Smart Ride, batiza o câmbio automatizado de embreagem única operada por atuadores hidráulicos, pela primeira vez aliado a um carro com motor 1.0 na linha Fiat. O acionamento do câmbio ocorre por botões: há até função Sport para as marchas serem trocadas em rotações mais altas do motor. Por meio de aletas junto ao volante, o motorista pode trocar as marchas manualmente, mesmo com o câmbio na posição automática. Há também a função Creeping, que ajuda a superar elevações com até 8% de inclinação. Basta tirar o pé do freio que o Mobi se movimenta, a exemplo de um câmbio automático com conversor de torque. Há também o recurso Auto-up Shift Abort, que identifica uma retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, como em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.

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O motor 1.0 Firefly de três cilindros é mais moderno que o 1.0 Fire de 4 cilindros que resiste nas versões Easy, Like e Way. Outra exclusividade da versão Drive é a direção elétrica com função City, que, quando ativada por botão no painel, fica mais leve - muito útil em estacionamentos. A função é desativada a 40 km/h.

A versão Mobi Drive GSR 1.0 traz de série regulagem de altura da direção (elétrica), ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, computador de bordo (com distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante e com tela diferenciada, entre outros itens. Estão disponíveis as cores sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine, a perolizada Branco Alaska e as metálicas Prata Bari e Cinza Scandium.

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