A partir de hoje (19 de março), passa a vigorar o livre comércio de veículos leves e autopeças entre Brasil e México, em comum acordo entre os dois governos, como previsto no Acordo de Complementação Econômica número 55. Entre o final de 2011 e 2017, o plano destinado à indústria automotiva brasileira Inovar-Auto impunha cotas de importação para automóveis produzidos no Mercosul ou México; a veículos de outros países, eram aplicados um "super-IPI" de 30%.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) declara que o setor, em geral, é favorável à abertura comercial, mas espera que isso venha acompanhado de ganhos no nível de competitividade no país. A associação enviou ao governo federal uma pauta de sugestões que visam à redução do chamado "Custo Brasil" e a ganhos de competitividade para todo o setor industrial, não apenas o automotivo. A pauta inclui questões de infraestrutura, de encargos, de simplificação tributária e de desburocratização, entre outras.
A Anfavea prefere aguardar pelos resultados práticos do livre comércio com o México, até porque o aumento de 35% para 40% de obrigatoriedade de componentes locais foi uma surpresa. Mas a associação alerta para a possibilidade de perda de alguns futuros projetos para a indústria mexicana, em detrimento de investimentos locais, caso o Brasil ainda não atinja rapidamente o mesmo nível de competitividade deste e de outros potenciais parceiros comerciais.
Carros atualmente trazidos do México para o Brasil
Audi Q5
Chevrolet Equinox
Chevrolet Tracker
Ford Fusion
Nissan Sentra
RAM 2500
Volkswagen Jetta
Volkswagen Tiguan
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).