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Há exatamente um ano, o Audi e-tron estreou camuflado no Salão do Genebra, e meses depois foi revelado e passou a ser produzido em série. A marca agora antecipa outro SUV totalmente elétrico: o Q4 e-tron concept, modelo de quatro portas com 4,59 metros de comprimento - maior, portanto, que o novo Q3 (4,48 m) e um pouco menor que o Q5 (4,66 m).
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Dois motores elétricos geram 225 kW de potência (o equivalente a 306 cavalos) e a tração é integral permanente quattro. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é eletronicamente limitada a 180 km/h. Uma bateria com capacidade de 82 kW/hora ocupa quase todo o espaço da parte inferior da carroceria, entre os eixos, pesando 510 quilos e contribuindo para a distribuição de peso em praticamente 50:50 por eixo. Ela garante uma autonomia de cerca de 450 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.
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O conceito Q4 e-tron utiliza a plataforma modular MEB que será comum aos veículos elétricos do Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média-grande. O Q4 será o quinto veículo elétrico de produção em série que o fabricante apresentará até o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron - o primeiro destes veículos - já começaram e as primeiras unidades serão entregue aos clientes antes do final de março de 2019. Ainda este ano, o Audi e-tron Sportback será apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chinês, sairá da linha de montagem. A apresentação da versão de produção do cupê de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto veículo elétrico que está sendo desenvolvido na divisão esportiva Audi Sport GmbH, está prevista para o segundo semestre de 2020.
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O conceito Q4 e-tron utiliza a plataforma modular MEB que será comum aos veículos elétricos do Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média-grande. O Q4 será o quinto veículo elétrico de produção em série que o fabricante apresentará até o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron - o primeiro destes veículos - já começaram e as primeiras unidades serão entregue aos clientes antes do final de março de 2019. Ainda este ano, o Audi e-tron Sportback será apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chinês, sairá da linha de montagem. A apresentação da versão de produção do cupê de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto veículo elétrico que está sendo desenvolvido na divisão esportiva Audi Sport GmbH, está prevista para o segundo semestre de 2020.
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Com 1,90 metro de largura, 1,61 m de altura e distância entre-eixos de 2,77 metros, o Q4 promete oferecer espaço de SUV médio. Como não há túnel de transmissão restringindo o espaço, o conceito traz mais conforto para quem senta atrás.
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A sensação de espaço é sublinhada pelo esquema de cores. Enquanto cores claras dominam a seção superior da cabine, o carpete escuro no piso oferece um contraste. O forro do teto, as colunas e a parte superior da soleira da porta e do painel trazem tecidos de microfibra brancos e bege. O revestimento do piso é feito de materiais reciclados. Em vez de molduras cromadas de metal, as superfícies são cobertas com um acabamento de pintura multicamada. Os bancos dianteiros e os laterais traseiros trazem encostos de cabeça integrados e são estofados com Alcantara adornada com costuras duplas.
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O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit traz informações como velocidade, nível de carga e navegação, sendo complementado pelo Head-up Display com função de realidade aumentada para exibir informações gráficas, como setas direcionais para virar, diretamente no curso da estrada. Os raios do volante trazem comandos sensíveis ao toque.
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Ao centro do painel há uma tela touchscreen de 12,3 polegadas. O console fica inclinado em direção ao motorista. Uma faixa de botões para controlar o ar condicionado fica abaixo da tela central. Ao centro fica uma base de carregamento para celulares. Existe uma área horizontal onde fica o botão seletor para a posição do câmbio. As portas contam com porta-garrafas na parte superior.
O Q4 possui uma superfície fechada estruturada dentro de uma estrutura octogonal ampla e quase vertical, no lugar da tradicional grade com radiador. As verdadeiras entradas de ar estão abaixo dos faróis, em LED. Os para-lamas possuem vincos fortes e as caixas de roda são preenchidas com rodas de 22 polegada. Sua linha de teto inclina-se ligeiramente para trás, contribuindo com a aerodniâmica: seu Cx é de 0,28.
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Como no e-tro, o Q4 adota lanternas unificadas por uma barra central. Até o estilo interno lembra o modelo elétrico apresentado no ano passado. A carroceria do carro-conceito é pintada em “Solar Sky”, um tom de azul que muda dependendo do ângulo da luz e reflete uma fração de onda curta da luz solar, perto do espectro infravermelho, o que reduz significativamente o acúmulo de calor na superfície na carroceria e no interior.
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O motor elétrico na traseira possui potência de 150 kW e torque de 31,6 kgfm, enquanto o motor que fornece força às rodas da frente gera até 75 kW e 15,3 kgfm. A bateria é carregada com um máximo de 125 kW. Bastam pouco mais de 30 minutos para ser recarregada em 80% da capacidade total. A suspensão dianteira segue o esquema MacPherson com amortecedores adaptáveis. Na traseira, há um eixo multi-link com molas separadas e amortecedores adaptáveis.
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