Peugeot encerra comercialização dos médios 308 e 408 no Brasil


Os Peugeot 308 e 408 já não são mais comercializados no Brasil. Ambos estrearam suas últimas modificações significativas no ano de 2015 e eram pertencentes de segmentos que vivem tempos difíceis. O hatch 308 só concorria diretamente com outros três modelos: Ford Focus (que também teve seu fim decretado para meados de 2019), Volkswagen Golf (também sob risco de perder versões) e Chevrolet Cruze Sport6. Já o Peugeot 408 era um dos que menos vendia no segmento de sedans médios e até dentro do Grupo PSA perdeu prestígio diante do Citroën C4 Lounge reestilizado.
Tanto 308 quanto 408 já foram removidos do configurador do site da Peugeot. Poucas semanas antes da notícia do fim da importação de ambos (da Argentina), vendedores da marca já comentavam que a dupla não seria mais trazida, para concentrar esforços nas vendas dos utilitários 2008, 3008 e 5008.


O primeiro a ser comercializado no Brasil foi o 408, no primeiro trimestre de 2011. Até então, o representante da Peugeot no segmento de sedãs médios era o desengonçado 307 Sedan. Em 2012, ficou realmente interessante, com a adoção do motor 1.6 THP (turbinado e com injeção direta de combustível), bem como o câmbio automático de 6 marchas (até então eram só 4). 


Já o Peugeot 308 chegou quase um ano depois, em fevereiro de 2012, com opções de motores 1.6 e 2.0 aspirados. Substituiu o 307 hatch e no final daquele ano estreava a versão Feline THP com 165 cavalos. No ano de 2015, contrariando as expectativas de que chegaria uma geração nova, o modelo argentino recebeu somente uma reestilização moderada. 

Apesar da idade, tanto 308 quanto 408 eram opções muito interessantes para o público de pessoas com deficiência: mais recentemente, eram os únicos automóveis médios que contavam com isenções de IPI e ICMS na versão para PCD, mantendo o motor 1.6 de 165 cavalos e o câmbio automático de 6 marchas.

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