Principal destaque da BMW Group nos Salões do Automóvel de Paris e São Paulo, a sétima geração do BMW Série 3 (G20) começa a ser comercializada no regime de pré-venda, através do site www.bmw.com.br/novoserie3, ou por reserva diretamente nas concessionárias. Estão disponíveis duas versões: a top de linha M Sport, por R$ 269 950 (as primeiras unidades chegam a partir de março), e 330i Sport, que chega em junho, por R$ 219 950. As primeiras unidades serão importadas de Regensburg, na Alemanha. A produção nacional em Araquari (SC) inicia no segundo semestre.
Com 44 anos de história e mais de 15 milhões de unidades vendidas globalmente, o Série 3 estreia um visual mais agressivo, com superfícies mais vincadas. Na frente, a tradicional grade "de duplo rim" ficou mais larga e traz moldura única. Na versão top de linha M Sport, o para-choque dianteiro traz amplas entradas de ar nas extremidades, enquanto a versão 330i Sport possui aberturas em ‘T’.
Os faróis à laser, disponíveis no 330i M Sport, possuem feixe de luz concentrado com alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade e com o ângulo de esterço de volante.
A chamada coluna traseira "Hofmeister Kink" conta com um recorte mais expressivo. Atrás, destaque para as saídas de escapamento cromadas, uma de cada lado do para-choque. As lanternas, por sua vez, assumiram contornos em "L". O novo BMW Série 3 é 7,6 centímetros mais longo que seu antecessor (chegando a 4,709 metros), 1,6 cm mais largo (1,827 m) e 0,6 cm mais alto (1,435 m). Já a distância entre eixos cresceu 4,1 cm (2,851 m). Já as bitolas ficaram 4,3 cm mais largas, no eixo dianteiro, e com 2,1 cm a mais, na traseira.
O interior se assemelha aos mais recentes modelos da BMW. O quadro de instrumentos passa a ser digital, com display de 12,3 polegadas configurável. A outra tela, ao centro, possui 10,25 polegadas, e também é personalizável. O console central fica em posição mais elevada e o freio de mão dá lugar ao sistema elétrico com Auto Hold, que mantém o carro parado ao toque de um botão. No centro do painel, os mostradores, teclas e saídas do ar-condicionado são agrupados em um hexágono. O console traz nova alavanca de câmbio, botão giratório do sistema multimídia iDrive e o botão de partida do motor.
O sedã traz ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste elétricos e apoio lombar, teto solar elétrico, pacote de iluminação de cortesia e a chave presencial. Assim que sensores percebem a presença dela a uma distância de 3 metros do veículo, são acendidas as luzes de boas-vindas. À um metro e meio do carro, as portas são destravadas e, ao se afastar 2 metros, o carro é travado. Também é possível fazer a abertura do porta-malas ao passar o pé por baixo do para-choque traseiro.
O Série 3 estreia o Assistente Pessoal Inteligente, ativado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, similar ao MBUX que foi inaugurado pelo novo Mercedes-Benz Classe A. O sistema da BMW foi testado no Brasil, com o português local. A tecnologia está disponível apenas na versão M Sport e permite ao usuário interagir com o veículo, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, além de programa-los de acordo com as preferências de quem o opera, como por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura.
A versão top de linha M Sport também traz alertas de tráfego cruzado, de mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, além do assistente semi-automático de estacionamento Parking Assistant Plus e Surround View, onde as imagens de câmeras podem ser rotacionadas para serem melhor visualizadas. Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone, através do aplicativo Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant. Ele memoriza os últimos 50 metros percorridos pelo carro. Ao ativar essa função, o BMW volta de ré exatamente para onde estava.
Sob o capô do novo BMW 330i está o motor 2.0 TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha e capaz de gerar 258 cavalos (entre 5000 e 6500 rpm) e 40,8 kgfm de torque (entre 1550 e 4400 rpm) – 13 cavalos e 5,1 kgfm a mais que a geração anterior. Já o câmbio é o automático Steptronic de 8 marchas com modo sequencial através de aletas junto ao volante. O BMW acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A tração permanece traseira. A nova geração do Série 3 teve aprimoramentos na rigidez estrutural da carroceria, ao mesmo tempo em que está até 55 quilos mais leve que o sedã anterior, dependendo da versão.
Entre os itens de segurança, estão: freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – frontais, laterais dianteiros e de cortina; pneus Run-Flat, e estepe de emergência.
A versão 330i Sport será disponibilizada em sete opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis metálicas (Preto Safira, Prata Glacier, Branco Mineral, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne e Azul Mediterrâneo). A versão M Sport, por sua vez, conta com cinco tonalidades: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral e a exclusiva Azul Portimao, metálica. Internamente, o modelo top de linha traz revestimento de couro Vernasca, em combinações de bege/preto, ou Mocha/Cognac; enquanto a Sport traz revestimento em Sensatec, nas tonalidades bege ou preto.
O BMW 330i Sport vem com rodas de liga leve de 18 polegadas, detalhes internos em Alumínio "Mesheffect" e pacote Sport Line. Há ainda faróis full-LED (inclusive os de neblina), assistentes de auxílio para do motorista evitar acidentes, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sistema de som HiFi; freio de estacionamento com Auto Hold e monitoramento da pressão dos pneus.
Já o 330i M Sport possui rodas de liga leve de 19” e cinco raios duplos, freios, pacote aerodinâmico, volante e suspensão M Spor, som Surround Harman Kardon, revestimento de teto em Anthracite, detalhes em Alumínio "Tetragon", head-up display colorido, assistente semi-automático de estacionamento, além de assistente de farol alto e fechamento elétrico da tampa do porta-malas.
Durante a pré-venda, haverá uma condição de financiamento, válida até o final de abril, com taxa de 0,99% ao mês para parcelamentos de até 36 meses.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).