A Audi lança hoje no mercado nacional a station wagon RS 4 Avant, a quarta geração da perua mais esportiva da linha A4, e descendente direta da RS2. Apresentada na edição 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo, a RS 4 Avant traz o motor 2.9 V6 TFSI Biturbo, que desenvolve 450 cavalos e torque de 61,2 kgfm (17,3 kgfm a mais que a geração anterior) entre 1900 e 5000 rpm. Com tração integral quattro, a perua acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e chega à velocidade máxima de 280 km/h. Gostou? Ela já está à venda a partir de R$ 546.990.
A marca afirma que o novo estilo teve inspirações no modelo de competição Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. A frente apresenta entradas de ar com aberturas em colmeia típica dos modelos RS. As caixas de roda foram alargadas em 3 centímetros e as rodas de liga leve de alumínio são de 20 polegadas. Na traseira, destaque para o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto.
O câmbio automático de oito marchas Tiptronic teve os tempos de trocas de marcha reduzidos. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle de estabilidade, pressionando o botão por mais de 3 segundos.
A suspensão esportiva torna a RS 4 Avant 0,7 centímetro mais baixa do que a A4 Avant. Através do Audi Drive Select, é possível escolher quatro modos de condução: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
O consumo de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Mas o tanque de combustível é apenas razoável (58 litros). A nova RS 4 Avant pesa 1715 quilos (182 kg são do motor).
O interior é predominantemente na cor preta e os bancos têm costuras em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a moldura da alavanca de câmbio e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, o layout diferenciado para a versão esportiva mostra informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, além de potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os resultados. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão, além da pressão do ar nos pneus, são apresentados no quadro de instrumentos.
A RS 4 Avant ficou ligeiramente maior em sua nova geração. A distância entre-eixos passa a ser de 2,83 m, enquanto a largura para os ombros nos assentos frontais foi ampliada em 1,1 cm.
O porta-malas da RS 4 Avant tem capacidade de 505 litros, podendo ser ampliado para 1510 litros com os bancos de trás rebatidos. A tampa possui abertura e fechamento elétrico com sensor por baixo do para-choque traseiro que identifica o movimento do pé.
A perua traz Head-up Display, que projeta informações relevantes no para-brisa, com símbolos e dígitos numéricos. Se o câmbio estiver em modo sequncial, o visor também sugere a mudança de marcha. O sistema multimídia MMI Touch traz touchpad central sensível ao toque e controle de voz. A tela central mede 8,3 polegadas.
O ar condicionado traz 3 zonas (2 dianteiras e 1 traseira). Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela.
O sistema multimídia traz DVD player, memória flash de 10 GigaBytes, leitores de cartão SD, entrada USB com função de carregamento e entrada auxiliar. A interface do smartphone pode ser projetada via Apple Car Play e Android Auto. Já o som Bang & Olufsen traz amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes (!!!) e dois subwoofers.
Opcionalmente, há o pacote Audi Assistance Tour, que inclui o Traffic Jam Assist (assume a direção durante engarrafamentos e em velocidades de até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem uso de seta), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo à frente, acelerando e freando se necessário) e o assistente de luz alta. Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).