A Nissan apresentou hoje o Leaf e+, uma opção do hatch médio elétrico com maior autonomia e potência. Seu conjunto de baterias possui maior densidade de energia, acrescentando aproximadamente 40% de autonomia ao carro.
Já são mais de 380 mil unidades do Nissan Leaf vendidas globalmente desde o lançamento, em 2010. O Nissan Leaf e+ chega às concessionárias japonesas no final de janeiro deste ano. Já as vendas nos Estados Unidos começam no segundo trimestre.
Enquanto o Leaf "convencional" (que chega ao Brasil este ano) conta com alcance de até 322 quilômetros com uma carga (segundo o ciclo WLTC do Japão), a versão e+ chega a percorrer até 458 km (conforme o mesmo ciclo WLTC).
Agora, o Leaf e+ passa a gerar 160 quilowatts de potência (o equivalente a 217 cavalos, ante 149 do modelo convencional) e 34,7 kgfm de torque (mais que os 32,6 kgfm do modelo original), o que favorece em especial as retomadas. Para ir de 80 km/h até 120 km/h, o tempo ficou quase 13% menor, segundo a marca. A velocidade máxima aumentou em aproximadamente 10%, chegando perto de 160 km/h.
Devido à disponibilidade de um novo sistema de carga rápida de 70 kW (com picos de 100 kW), o Nissan Leaf e+ 2019 pode fazer a recarga praticamente no mesmo tempo que o modelo anterior em um carregador de 50 kW, apesar da capacidade de carga da bateria ser 55% maior.
Mesmo com um aumento de 25% na densidade de energia e a maior capacidade de armazenamento, o conjunto de baterias do Nissan Leaf e+ tem quase o mesmo tamanho e configuração que o modelo convencional. Houve somente um aumento de 5 milímetros na altura total (quando equipado com rodas de 16 polegadas). As dimensões exteriores e interiores do carro permanecem sem alteração.
A garantia das baterias de 8 anos ou 160 mil quilômetros (o que acontecer primeiro) é padrão para todas as versões. Devido à maior potência e peso adicional do Nissan Leaf e+, a Nissan reprogramou o software do e-Pedal (que permite dirigir apenas com o pedal do acelerador: assim que ele é liberado, o carro inicia uma desaceleração progressiva), para garantir operação mais suave e respostas mais precisas do pedal, especialmente em marcha a ré, e para proporcionar uma desaceleração mais suave e rápida.
Por dentro, uma novidade para o Nissan Leaf e+ é a tela maior do sistema multimídia, com 8 polegadas e aplicativos, mapas e firmware atualizáveis via Wi-Fi. Detalhes como a manopla de câmbio e as costuras do couro são azuis. Por fora, há poucos detalhes que entregam a versão e+, como o friso azul na parte inferior do para-choque dianteiro e o emblema na tampa traseira.
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