Revelado mundialmente no Salão do Automóvel de Detroit - e contrariando um pouco o pensamento de que o evento de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) concentraria todas as antevisões de tecnologias automotivas - o carro-conceito Nissan IMs inaugura, segundo a marca, o segmento de veículo "sedan esportivo elevado". Trata-se de um veículo elétrico puro de tração nas 4 rodas com tecnologias de condução autônoma. O Salão está aberto de 19 a 27 de janeiro, no Cobo Center de Detroit.
Denis Le Vot, vice-presidente sênior do Comitê de Gerenciamento da Nissan América do Norte, comentou que a marca lançará mais sete veículos elétricos até 2022. A linguagem de design do conceito da Nissan mescla formas suaves (nas laterais, linha de cintura e capota) com formas truncadas, presentes nos recortes dos para-lamas. A iluminação horizontal é destacada na frente e na traseira, enquanto as rodas de 22 polegadas com pneus Michelin 255/40 trazem frisos que combinam com o traço acima das janelas laterais.
No modo Autonomous Drive, os faróis e lanternas se tornam azuis e a iluminação transita continuamente de frente para trás para notificar os pedestres e outros motoristas sobre a condução autônoma.
O exterior também possui luzes traseiras holográficas e quatro portas sem coluna central (as traseiras abrindo-se em sentido reverso em relação às portas dianteiras) para facilitar o acesso ao interior. Um tradicional padrão geométrico "Asanoha" foi aplicado na cor ouro sobre a superfície do teto de vidro escuro. A carroceria possui uma cor que remete a "metal líquido", alterando-se conforma a incidência de luz.
O Nissan IMs traz dois motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro) e uma bateria de recarga rápida de 115 kWh, que entrega 360 kW (o equivalente a 483 cavalos) e 81,6 kgfm de torque. O conceito conta com equilíbrio de peso dianteiro-traseiro ideal e suspensão a ar que se adapta a diferentes situações de condução. A autonomia estimada é de 610 quilômetros, equivalente ao de alguns modelos com motor a gasolina.
O interior do conceito IMs teve o espaço para passageiros priorizado: todos os componentes do trem de força foram colocados debaixo do piso da cabine. No modo de condução pelo motorista, o interior do conceito se configura centralizado no condutor (cercado por telas em boa parte da extensão do painel) e pode dirigir apenas com o pedal do acelerador (como o atual Leaf), enquanto no modo de direção autônoma, a coluna de direção se retrai.
Atrás está o esquema de bancos 2+1 "Premier Seat", composto por um banco central de maiores dimensões ladeado por outros dois menores, que formam dois generosos apoios de braço quando rebatidos para a frente.
A parte interna utiliza materiais mais escuros em contraste com o exterior. Detalhes na cor dourada adornam as laterais, proporcionando elementos de luz para o interior - com inspiração nas telas de portas de papel japonesas que fornecem luz para as tradicionais salas de tatami japonesas.
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