A quarta geração do BMW X5 está chegando às concessionárias da marca no Brasil, em quatro versões e preços a partir de R$ 449 950. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o SUV produzido em Spartanburg (EUA) traz, neste período de pré-vendas, incluso o BMW Service Inclusive, plano que cobre serviços de manutenção realizados nas concessionárias autorizadas da marca pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Externamente, o primeiro utilitário da BMW (lançado em 1999 e que, desde então, teve mais de 2,2 milhões de unidades produzidas) se destaca pelas novas grades na dianteira, ladeada pelos faróis Full-LED, com estilo mais assemelhado ao X3. Na traseira, a linha de cintura é ascendente, e as lanternas horizontais estão mais volumosas.
O novo BMW X5 cresceu 3,6 centímetros em comprimento, totalizando 4,92 metros; a largura cresceu 6,6 cm, indo a 2,00 metros; e a altura, 1,9 cm, subindo para 1,745 m. A distância entre eixos tem 4,2 cm a mais, chegando agora a 2,975 metros. O porta-malas tem 650 litros, podendo atingir 1870 litros com os bancos rebatidos.
Internamente, a cabine é toda nova, com comandos mais simples e duas telas de 12,3 polegadas, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia.
Há duas opções de motorização. As versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad trazem o 3.0 de seis cilindros em linha, movido a diesel, com 265 cavalos a 4000 rpm e 63,2 kgfm de torque entre 2000 e 2500 rpm. Estas versões aceleram de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chegam à velocidade máxima de 230 km/h.
Já a versão esportiva X5 M50d tem motor 3.0 de seis cilindros em linha quadriturbo, também a diesel, que entrega 400 cavalos a 4400 rpm, e 77,5 kgfm de torque, entre 2200 e 3000 rpm. Esse modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h. Todas as versões trazem o câmbio automático Steptronic de oito marchas, com shift paddles para trocas sequenciais, e tração integral xDrive. A suspensão a ar integral adaptativa (disponível para as versões xDrive30d) ajusta a altura do veículo em cinco níveis diferentes de acordo com a preferência do motorista, por meio de um seletor situado no console central, variando até 8 cm. Além disso, a altura do veículo pode ser ajustada também pela chave "Display Key" ou por um botão no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.
Estão disponíveis seis opções de cores para a carroceria: Branco Alpino (sólida); Carbon Black, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Arctic e Azul Phytonic (metálicas). Há quatro opções de revestimento interno: Couro Vernasca em Bege/Marrom; Couro Vernasca em Preto/Preto; Couro Vernasca em Café/Preto; e Couro Vernasca em Cognac/Preto.
X5 xDrive30d (R$ 449 950)
A versão de entrada do modelo traz controles de estabilidade e tração; airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, start/stop, rodas de 21 polegadas, regeneração de energia de frenagem, cortinas para vidros laterais traseiros; bancos dianteiros aquecíveis e ventiláveis com ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com 4 zonas; duas telas traseiras de 10,2 polegadas; sistema de som Surround Harman Kardon; chave Display Key; sistema multimídia ConnectedDrive, com serviços de concierge e chamada de emergência em caso de acidente, além da preparação para Apple CarPlay; faróis Full-LED, inclusive os faróis de neblina; assistente de farol alto; Head-Up Display; teto solar panorâmico; controle do sistema multimídia por gestos; Driving Assistant Professional (pacote com alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado em cruzamentos, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; alerta de evasão de faixa e alerta de veículo cruzando à frente) e Parking Assistant Plus (assistente semi-automático de estacionamento com câmeras de visão em 360 graus).
X5 xDrive30d M Sport (R$ 479 950)
A versão intermediária traz os itens de série da versão xDrive30d, mais rodas de 22 polegadas com freios M Sport; volante M revestido em couro e o pacote M Sport de para-choques e spoilers.
X5 xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499 950)
Essa versão traz os itens das anteriores mais o seletor de modos de condução xOffroad, com 4 ajustes: xSand (areia), xRocks (rocha), xGravel (cascalho) e xSnow (neve), que alteram parâmetros de distribuição de torque para as rodas, além das respostas do câmbio e do acelerador.
X5 M50d (R$ 539 950)
A versão esportiva vem com faróis com lasers; sistema de som Surround Bowers & Wilkins; Night Vision com reconhecimento de pedestres; pacote M Performance; suspensão adaptativa M Sport; escape, freios, diferencial, volante e pacote aerodinâmico da divisão esportiva M, além da manopla de câmbio em "Glass Crafted Clarity" (foto abaixo).
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).