A Volvo encerra o ano de 2018 no Brasil com o lançamento da segunda geração da station wagon V60. A perua, que começou a ser produzida na Suécia em fevereiro deste ano, pode ser reservada em uma das 35 concessionárias da marca por R$ 199 950 em versão única, Momentum.
Assim como o XC60 e os modelos da série 90 (XC90 e S90), a V60 é fabricada sobre a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture). O estilo da perua segue as recentes tendências de estilo da marca, como os faróis Full LED com luzes de posição em formato batizado de "Martelo de Thor" (com funções de acendimento e nivelamento automáticos), além de barras de teto e frisos dos vidros laterais em alumínio, rodas de liga leve de 18 polegadas, bem como as tradicionais lanternas que ladeiam o vidro traseiro.
Com materiais de boa qualidade, o interior do V60 tem como destaque o sistema multimídia Sensus Connect, com tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas posicionada na vertical. A tela é sensível a ponto de poder ser usada com luvas, o que faz mais sentido em locais de clima frio. Há ainda espelhamento de conteúdo de smartphone através do Apple CarPlay e Android Auto, som com 10 alto-falantes de 170 Watts e o Volvo On Call, que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Pelo celular, é possível conferir o nível de combustível, trancar e abrir as portas, dar a partida remota do motor para climatizar a cabine e enviar destinos para o GPS.
O quadro de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas ajusta sua luminosidade automaticamente de acordo com as condições de luz ao redor.
A nova geração da V60 ganhou uma ampliação na distância entre-eixos de 9,6 centímetros. Além disso, os bancos dianteiros estão mais finos e os traseiros, desenhados para mais aproveitamento de espaço para as pernas dos passageiros. O porta-malas conta com 529 litros, que podem ser expandidos para 1364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, divididos na proporção 60/40, formando uma superfície de carga quase plana ao serem deitados.
As station wagons sempre foram aclamadas pela estabilidade e dirigibilidade de sedã numa carroceria mais versátil. A Volvo V60 traz um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros para alternar entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que alteram a rotação das mudanças de marcha, a resposta do acelerador e o peso da direção. O modo Eco é mais focado na economia de combustível, enquanto o Confort prioriza suavidade ao rodar, o Dynamic entrega uma condução mais esportiva e o modo Individual customiza estes parâmetros.
A perua conta com suspensão dianteira de duplo triângulo, enquanto a traseira também é independente, usando o esquema integral link.
A perua conta com suspensão dianteira de duplo triângulo, enquanto a traseira também é independente, usando o esquema integral link.
Seu motor é o 2.0 T5 Drive-E, de 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que produz 254 horsepower a 5500 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1500 e 4800 rpm, aliado ao câmbio automático de 8 marchas.
A V60 chega ao Brasil com o City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma possível colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
A station wagon também traz como item de série o alerta de mudança de faixa – que emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente, evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, além de sistema de proteção em saída de estrada, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal, controles de tração/estabilidade e monitoramento de pressão dos pneus.
Além desses equipamentos, a V60 traz o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
Há ainda o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com o desejado assistente de direção semiautônoma. O Pilot Assist atua na direção, na aceleração e na frenagem em vias bem demarcadas, a até 130 km/h. Para adicionar resistência e reduzir o peso e o consumo de combustível, foi empregada na carroceria uma grande quantidade de aço boro, de alta resistência.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).