A sétima e última série de resultados de 2018 do Latin NCAP não avaliou carros comercializados no Brasil. Os Seat Ibiza e Arona, respectivamente primos dos Volkswagen Polo e T-Cross, obtiveram 5 estrelas tanto para a proteção de adultos quanto de crianças, enquanto o sedã Aveo da Chevrolet obteve apenas duas estrelas de proteção para adultos.
Metodologia dos Testes
Velocidade de impacto frontal: 64 km/h
Velocidade de impacto lateral: 50 km/h
Velocidade do impacto contra poste: 29 km/h
Teste do controle de estabilidade: Giro brusco a 270 graus, a 80 km/h
O Chevrolet Aveo, produzido na China, obteve duas estrelas para proteção dos adultos (23,76 de 34 pontos possíveis) e quatro estrelas para proteção de crianças (37,02 de 49 pontos possíveis). Com airbags frontais de série, o modelo ofereceu boa proteção no impacto frontal e proteção "de marginal para boa" no impacto lateral, mesmo sem airbags laterais. Há também o alerta para cinto de segurança não afivelado no assento do motorista, mas este dispositivo não atende aos requisitos do Latin NCAP em relação ao som do sinal de alerta - isto causou o rebaixamento da pontuação na proteção dos adultos. A Chevrolet está trabalhando para melhorar este quesito e o Latin NCAP informará assim que um novo alerta for introduzido nos Aveo em produção.
Uma surpresa negativa: o Aveo mostrou assimetria na construção estrutural, pois o lado do motorista apresentou reforços para a batida frontal que não foram encontrados no lado do passageiro. A proteção das crianças nos impactos frontal e lateral foi "de boa para razoável", pois as ancoragens ISOFIX de série estão devidamente sinalizadas, além de serem compatíveis com boa parte das cadeirinhas infantis. O resultado foi bem superior ao da geração antiga do Aveo, avaliada no final de 2017 (0 estrela para adultos e 3 estrelas para crianças).
O Seat Ibiza, produzido na Espanha, conseguiu cinco estrelas para proteção dos ocupantes adultos (30,44 de 34 pontos possíveis) e cinco estrelas para proteção de crianças (41,64 de 49 pontos possíveis). Com seis airbags de série, ofereceu boa proteção para os adultos nos impactos frontal e lateral, cumprindo os requisitos do Latin NCAP no impacto de poste, protegendo bem a cabeça. As crianças também receberam proteção "de boa para razoável" nos impactos frontal e lateral. O controle eletrônico de estabilidade do Ibiza é de série e atendeu às exigências do Latin NCAP. As cinco estrelas para adultos e crianças são válidas para todas as unidades a partir do chassi VSSZZZKJZKR021211, produzidas desde setembro de 2018.
Já o utilitário Seat Arona, produzido na Espanha, obteve cinco estrelas para proteção dos adultos (29,95 de 34 pontos possíveis) e cinco estrelas para proteção de crianças (42,54 de 49 pontos possíveis). A plataforma MQB do Arona é a mesma do Ibiza: por esta razão, o Latin NCAP fez apenas o impacto frontal e o teste do controle de estabilidade para o Arona, reaproveitando os resultados dos impactos lateral e contra poste já colhidos no Ibiza. A "reciclagem" também foi feita no início do ano para o Virtus, em relação aos resultado do Polo.
Conforme o Latin NCAP, "o Ibiza tem um pior cenário na proteção do impacto lateral, já que a altura dos assentos é menor que a do Arona e ambos têm a mesma estrutura lateral, [mas] os resultados do Ibiza são válidos para o Arona. As mesmas considerações foram válidas para o impacto lateral de poste". Com 6 airbags e controle de estabilidade de série, o resultado de 5 estrelas para o Arona é válido para as unidades produzidas a partir de setembro de 2018, com código de chassi VSSZZZKJZKR021211.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"É muito positivo encerrar o ano de 2018 com esses resultados, com fabricantes como a Seat oferecendo produtos cinco estrelas aos consumidores. As melhorias da Chevrolet no Novo Aveo são claras; porém, seria bom encontrar melhorias para além dos requisitos básicos. É encorajador ver como os fabricantes de veículos respondem à reação do mercado. Esperamos ver em breve o Novo Aveo com melhorias de segurança, tais como airbags laterais e laterais de cortina, bem como o ESC padrão como é oferecido no mercado dos EUA para todos seus clientes, independentemente do valor ou da gama de modelos.
A informação independente para os consumidores tornou-se uma ferramenta muito poderosa e eficiente que já está empurrando o mercado latino-americano para veículos mais seguros. Os governos devem oferecer incentivos, alentar e promover a classificação obrigatória para todos os carros vendidos em seus mercados. Os governos devem encorajar e criar incentivos para veículos com tecnologias de segurança ativas, como os sistemas ESC e a Frenagem Automática de Emergência (AEB), para melhorar os níveis de segurança dos novos veículos vendidos na região e para se alinharem com os requisitos globais."
Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, comentou:
"O Latin NCAP encerra o ano 2018 com um total de quatro novos modelos que ganharam a maior classificação de cinco estrelas para adultos e crianças e com apenas três modelos que obtiveram resultados de zero ou uma estrela para os ocupantes adultos. Acreditamos que embora alguns fabricantes estejam dispostos a mostrar aos consumidores o quão bem eles podem atuar nos testes do Latin NCAP, outros continuam a proporcionar níveis de segurança e equipamentos, em nossa região, abaixo do que proporcionam nos mercados de economias maduras. Os governos devem assumir seu compromisso e acompanhar as mudanças que estão ocorrendo por parte dos consumidores, incentivando mais carros no mercado a serem avaliados pelo Latin NCAP, para acelerar o caminho para veículos mais seguros e, assim, salvar vidas e reduzir lesões na América Latina e no Caribe".
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