A Toyota finalmente divulgou as primeiras imagens oficiais da décima segunda geração do Corolla em sua carroceria sedan, a mais conhecida dos brasileiros. Seus irmãos hatchback e perua foram revelados meses atrás, o que deixou ainda maior a curiosidade sobre como ficaria a versão 2020 do três-volumes. As imagens mostram tanto o Corolla apresentado ao continente europeu (Hybrid) como o modelo norte-americano (XSE) e o australiano (LE), que são bastante parecidos - só a frente do modelo americano é mais ousada, com o emblema da Toyota na parte superior do para-choque, e não junto à grade. O mais provável é que o futuro Corolla brasileiro seja visualmente muito parecido com o modelo europeu e o interior seja semelhante ao do modelo norte-americano.
Até as portas dianteiras, o Corolla sedã é muito parecido com os modelos hatch e station wagon. Repare na foto acima que, mesmo entre os híbridos, o Corolla revelado agora possui algumas diferenças, como o capô que avança até a grade, os faróis menores (sem as concavidades dos outros modelos), a grade superior maior e o para-choque com estilo mais clássico, trazendo aberturas de refrigeração horizontais (como o Camry, por exemplo), enquanto os demais adotam aberturas hexagonais.
Já o Corolla XSE norte-americano tem os mesmos faróis do resto da linha, diferenciando-se no estilo de para-choques e grade. A cor da carroceria do modelo das imagens é a nova Celestite Grey Metallic.
A distância entre-eixos do sedan foi mantida em 2,70 metros (o hatch teve esse comprimento reduzido em relação a sua geração anterior, o Auris). Já os balanços dianteiro e traseiro aumentaram, e a altura da carroceria e do capô foram reduzidas.
O interior possui algumas diferenças em relação aos modelos. O Corolla Hybrid europeu (foto abaixo) será mais sofisticado, com head-up display de 10 polegadas (nas versões norte-americanas, a tela junto ao quadro de instrumentos possui 4,2 ou 7 polegadas) e ar-condicionado digital de duas zonas (só uma nos modelos LE e XSE). Observamos ainda que a versão LE possui freio de mão mecânico (acionado por botão nos demais modelos e com função Auto Hold). Em comum a todos, estão itens como chave presencial e partida por botão, além da nova central multimídia com tela de 8 polegadas e som JBL com amplificador HID8, 800 watts de potência, subwoofers de 6,7 polegadas nas portas, tweeters nas colunas dianteiras e o Clari-Fi, que reconstrói partes da música que são perdidas na compressão para arquivo digital.
Mecanicamente, o Corolla passa a trazer suspensão traseira multi-link em substituição ao eixo de torção. O motor 2.0 aspirado a gasolina passa a contar com 170 cavalos (ante 154 do modelo atual) e está aliado ao câmbio automático CVT "misto", com a primeira marcha com engrenagens e as nove demais com polias. No Brasil, o novo Corolla deverá ser lançado no segundo semestre de 2019, contando com uma inédita versão híbrida.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).