Toyota Corolla 2020 é revelado nos EUA, China, Austrália e Europa


A Toyota finalmente divulgou as primeiras imagens oficiais da décima segunda geração do Corolla em sua carroceria sedan, a mais conhecida dos brasileiros. Seus irmãos hatchback e perua foram revelados meses atrás, o que deixou ainda maior a curiosidade sobre como ficaria a versão 2020 do três-volumes. As imagens mostram tanto o Corolla apresentado ao continente europeu (Hybrid) como o modelo norte-americano (XSE) e o australiano (LE), que são bastante parecidos - só a frente do modelo americano é mais ousada, com o emblema da Toyota na parte superior do para-choque, e não junto à grade. O mais provável é que o futuro Corolla brasileiro seja visualmente muito parecido com o modelo europeu e o interior seja semelhante ao do modelo norte-americano.


Até as portas dianteiras, o Corolla sedã é muito parecido com os modelos hatch e station wagon. Repare na foto acima que, mesmo entre os híbridos, o Corolla revelado agora possui algumas diferenças, como o capô que avança até a grade, os faróis menores (sem as concavidades dos outros modelos), a grade superior maior e o para-choque com estilo mais clássico, trazendo aberturas de refrigeração horizontais (como o Camry, por exemplo), enquanto os demais adotam aberturas hexagonais.


Já o Corolla XSE norte-americano tem os mesmos faróis do resto da linha, diferenciando-se no estilo de para-choques e grade. A cor da carroceria do modelo das imagens é a nova Celestite Grey Metallic.



A distância entre-eixos do sedan foi mantida em 2,70 metros (o hatch teve esse comprimento reduzido em relação a sua geração anterior, o Auris). Já os balanços dianteiro e traseiro aumentaram, e a altura da carroceria e do capô foram reduzidas. 


O interior possui algumas diferenças em relação aos modelos. O Corolla Hybrid europeu (foto abaixo) será mais sofisticado, com head-up display de 10 polegadas (nas versões norte-americanas, a tela junto ao quadro de instrumentos possui 4,2 ou 7 polegadas) e ar-condicionado digital de duas zonas (só uma nos modelos LE e XSE). Observamos ainda que a versão LE possui freio de mão mecânico (acionado por botão nos demais modelos e com função Auto Hold). Em comum a todos, estão itens como chave presencial e partida por botão, além da nova central multimídia com tela de 8 polegadas e som JBL com amplificador HID8, 800 watts de potência, subwoofers de 6,7 polegadas nas portas, tweeters nas colunas dianteiras e o Clari-Fi, que reconstrói partes da música que são perdidas na compressão para arquivo digital.


Mecanicamente, o Corolla passa a trazer suspensão traseira multi-link em substituição ao eixo de torção. O motor 2.0 aspirado a gasolina passa a contar com 170 cavalos (ante 154 do modelo atual) e está aliado ao câmbio automático CVT "misto", com a primeira marcha com engrenagens e as nove demais com polias. No Brasil, o novo Corolla deverá ser lançado no segundo semestre de 2019, contando com uma inédita versão híbrida.


Comentários