O hatch compacto Renault Zoe, que está entre os automóveis elétricos mais vendidos da Europa, começa a ser vendido hoje (6 de novembro) no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br na versão Intense, com preço de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel. O modelo será vendido em duas cores: branco ou preto.
O Zoe possui autonomia de cerca de 300 quilômetros (no ciclo WLTP) e possui uma bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva uma hora e 40 minutos para chegar a 80% de sua carga total. O modelo também conta com frenagem regenerativa e bomba de calor, no intuito de aumentar a autonomia.
O Zoe é produzido na fábrica de Flins (região de Paris), enquanto o motor R90 é produzido na fábrica em Cléon (região da Normandia). Internamente, muitas peças, como volante, comandos do ar-condicionado, maçanetas e controle dos vidros e retrovisores lembram o Captur (e não por acaso, afinal, ambos são derivados do Renault Clio IV). Mas o estilo do painel e o quadro de instrumentos colorido é exclusivo do compacto elétrico.
A lista de equipamentos do Zoe para o Brasil inclui: som Bose de 6 alto-falantes com subwoofer traseiro e amplificador de 7 canais de equalização de som, sistema multimídia R-Link com GPS integrado e integração com Android Auto, rodas diamantadas de 16 polegadas, ar-condicionado automático, chave-cartão com sensor de proximidade e partida por botão, 4 airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em subidas, sensor de pressão dos pneus, regulagem de altura e profundidade do volante (revestido de couro), retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros.
A lista de equipamentos do Zoe para o Brasil inclui: som Bose de 6 alto-falantes com subwoofer traseiro e amplificador de 7 canais de equalização de som, sistema multimídia R-Link com GPS integrado e integração com Android Auto, rodas diamantadas de 16 polegadas, ar-condicionado automático, chave-cartão com sensor de proximidade e partida por botão, 4 airbags, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em subidas, sensor de pressão dos pneus, regulagem de altura e profundidade do volante (revestido de couro), retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros.
Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe, concebidos pela Engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault, são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).
O Zoe promete ser ágil, fácil de manobrar (com raio de giro de 10,6 metros) e agradável ao dirigir, graças a um monobloco adaptado às especificidades elétricas. De forma praticamente instantânea, é entregue potência de 92 cavalos e torque de 22,9 kgfm (para efeito de comparação, um Polo TSI entrega 20,4 kgfm e 128 cv). A aceleração de 0 a 50 km/h ocorre em 4 segundos e é linear, sem solavancos, graças também ao câmbio continuamente variável. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,2 segundos. O som medido na cabine do Zoe entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é 2 a 3 vezes menor se comparado a um veículo equivalente com motor a combustão.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).