Revelado na América Latina durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Camaro 2019 puxa a fila dos 11 lançamentos que a marca fará no Brasil durante o ano de 2019 e será comercializado a partir de janeiro do próximo ano. Houve modificações visuais, aprimoramentos mecânicos e a inclusão de equipamentos. Importado desde 2010, o Camaro está em sua sexta geração, teve mais de 6 mil unidades comercializadas nestes 8 anos, e atualmente é produzido em Lansing, Michigan (EUA).
O Camaro, que no Brasil é comercializado na versão única SS com carroceria cupê ou conversível, mantém o motor 6.2 V8 com injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, de 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, mas agora utiliza um trunfo de seu arquirrival Ford Mustang: o câmbio automático de 10 marchas, em substituição ao anterior de 8 velocidades.
A gama de cores para nosso mercado inclui os tons Azul Egípcio, Laranja Imperial, Amarelo Persa, Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.
O novo estilo divide opiniões. Na dianteira, os faróis Full LED parecem minúsculos ao se infiltrarem nas aberturas maiores da grade, sem contar o para-choque com uma grande e pouco harmoniosa área escura central. O pretexto destas modificações é de melhorar a aerodinâmica do modelo - de fato, até a gravatinha da Chevrolet passa a ser vazada, para admitir um pouco mais de ar ao motor.
Na lateral, são novas as rodas de 20 polegadas, com estilos diferentes entre o cupê e o conversível. No modelo com capota retrátil, elas são pintadas de preto brilhante, enquanto no modelo fechado elas trazem pintura acetinada. Já os pneus possuem perfil 245/40 na frente e 275/35 atrás. Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.
As lanternas, assim como o Mustang, ficam transparentes quando apagadas, e convivem com um para-choque traseiro de linhas mais musculosas.
No interior, uma das principais novidades é a terceira geração do sistema multimídia MyLink, que traz tela de maior definição e resolução, microfone extra para os comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e atualização do software via Wi-Fi.
Pela central multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, e novas 8 opções degradês.
O retrovisor central conta com imagem da câmera de ré integrada para melhor visibilidade nas manobras - um item providencial para um carro com visibilidade limitada.
Entre os equipamentos do Camaro 2019 estão: quadro de instrumentos customizável, head-up display, sistema de som Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas, além de partida remota da ignição por botão na chave.
No modelo conversível, há um comando extra na chave para operar o funcionamento da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. Essa operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.
O Camaro ainda traz um conjunto de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos. A relação do câmbio entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, melhorando o tempo das retomadas. Outra vantagem do novo câmbio são as trocas mais suaves e a redução do consumo de combustível em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros.
O novo câmbio trouxe outro recurso de seu rival Mustang: a função de controle de largada, para otimização das arrancadas. O pé esquerdo no freio segura o carro, e o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para acelerar com tudo em linha reta.
O Camaro é montado sobre a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes, além de ter distribuição de peso praticamente ideal (50%/50%) entre os eixos e contar com freios Brembo com quatro pistões.
Outro destaque é o sistema de vetorização do torque , que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para melhorar o controle em curvas, distribuindo quantidade distinta de torque entre as rodas para otimizar a tração.
Na ponta do lápis, o Camaro 2019 acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.
Além do modo específico para Circuito - que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor - o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais indicada para passeios.
Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.
O Camaro será o primeiro, mas quais serão os próximos lançamentos? O próximo, já definido, será o hatch elétrico Bolt EV, que possui autonomia estimada em 383 quilômetros. Também estão certos os face-lifts de Cruze Sedan e Sport6, ao estilo das modificações introduzidas há alguns meses para o mercado norte-americano.
Outra novidade confirmada é a introdução da série Midnight para o Equinox, similar ao show-car revelado no Salão do Automóvel de São Paulo. No mais, a marca faz segredo sobre as novidades para 2019, mas é praticamente certeza que entram nesta conta as novas gerações de Onix e Prisma, que já circulam em testes em algumas regiões do Brasil (nós do Auto REALIDADE já flagramos o Prisma).
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