Ford Modelo T, que consolidou a produção de carros em série, completa 110 anos


O Ford T, carro que simboliza a consolidação da era do automóvel e do modelo de produção fordista, completa este mês 110 anos de lançamento. Apresentado oficialmente por Henry Ford em outubro de 1908, ele logo ganhou a fama de produto seguro, simples, confiável e barato. Deu tão certo que foi fabricado por 19 anos e somou mais de 15 milhões de unidades produzidas.


Naquela época, os Estados Unidos contavam com menos de 30.000 km de estradas pavimentadas (atualmente, são cerca de 4.310.000 quilômetros), o que tornava dirigir um desafio tanto para os veículos como para os motoristas. Àquela altura fabricados artesanalmente, os carros então eram vistos mais como brinquedos de luxo.


A partir de 1913, Henry Ford desenvolveu o processo de produção em série do Modelo T, que abriu as portas do mercado de massa para o automóvel. Com mecânica simples, robusto e fácil de manter - um motor 2.9 de quatro cilindros que rendia 20 horsepower, associado ao câmbio manual de 2 marchas mais a ré - ele logo caiu no gosto popular. As várias melhorias introduzidas ao longo dos anos o deixaram mais confortável, ágil e econômico. As constantes melhorias do processo produtivo também trouxeram a redução dos custos: lançado por 850 dólares, ele chegou ao último ano de produção, em 1927, custando 290 dólares.


Com essas qualidades, o Modelo T conquistou o público americano e de vários países. Entre seus primeiros proprietários estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks. Em 1919, a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção do T (que aqui ficou conhecido como "Ford Bigode", por conta de duas alavancas opostas junto ao volante que atuavam no acelerador e no avanço da ignição) e da caminhonete TT.


Seu sucesso gerou também mudanças na estrutura da empresa, com a criação dos primeiros departamentos de cores e design. Em 1920, ele representava mais da metade dos veículos em circulação no mundo e somou mais de 15 milhões de unidades nos seus 19 anos de produção. O Modelo T foi substituído pelo novo Modelo A (este nome batizara o primeiro automóvel da Ford, produzido entre 1903 e 1904, e foi reaproveitado no carro feito entre 1927 e 1931).


Como reconhecimento ao seu impacto na história, o Modelo T foi eleito o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, por um júri de 132 jornalistas de 33 países. Ao quebrar a barreira das distâncias entre as pessoas que viviam isoladas nas comunidades, ele ajudou a transformar os hábitos e estabeleceu novos parâmetros para os sistemas de transporte em todo o mundo, como a consolidação dos motores movidos a gasolina em detrimento dos elétricos.

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