No próximo Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 08 a 18 de novembro no São Paulo Expo, a marca Senna estará no Dream Lounge e mostrará pela primeira vez para o público brasileiro o novo superesportivo McLaren Senna, o modelo de rua mais radical e ousado e produzido pela montadora inglesa. Além do novo modelo, o público poderá ver de perto o carro de corrida de Fórmula 1 MP4/5 número 27 que o piloto Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Dennis após vencer o GP de Monza de 1990.
Inspirado no comportamento diferenciado e competitivo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o novo Senna é um dos carros mais ágeis da história da McLaren: atinge velocidade máxima de 340 km/h e acelera de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos.
O motor 4.0 V8 bi-turbo rende 800 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque. O piloto Bruno Senna (sobrinho de Ayrton), além de ter participado do desenvolvimento do carro, pilotou o carro na pista, e fez o seguinte comentário: “o McLaren Senna honra o meu tio por ser absolutamente focado no piloto e em sua conexão total com o veículo. Esse engajamento, essas pistas sensoriais às quais o motorista responde e das quais ele depende, toda a experiência imersiva, estiveram no centro do desenvolvimento”.
Para transmitir em sua pilotagem as mesmas sensações que Ayrton Senna experimentou com os carros de corrida da McLaren, o superesportivo Senna traz ainda outras características, como a tecnologia Ignition Cut adotada da Fórmula 1, que provoca um corte momentâneo de centelha durante uma mudança de marchas para agilizar o tempo das trocas. O câmbio possui sete marchas, com embreagem dupla e transmissão contínua, que fornece a tração do motor (montado entre os eixos) para as rodas traseiras.
O superesportivo também conta com a suspensão hidráulica RaceActive Chassis Control II, com o modo Race, que reduz significativamente a altura do esportivo em movimento, melhorando o centro de gravidade e a aerodinâmica. À medida que a velocidade aumenta, a suspensão endurece para suportar as crescentes cargas aerodinâmicas, garantindo melhor controle ao motorista. O aerofólio traseiro duplo também é controlado por sistema hidráulico, incrementando a downforce e atuando como freio aerodinâmico em velocidades altas. Todas as tomadas de ar são funcionais, inclusive as presentes abaixo dos faróis e das lanternas.
Os freios usam discos de cerâmica de carbono que a, cada geração, demoram cerca de sete meses a serem criados (sete vezes mais do que um disco de cerâmica de carbono convencional). As pinças dianteiras inspiradas na Fórmula 1 apresentam um design monobloco super-rígido e seis pistões ventilados. O servo-freio usado no McLaren P1 GTR melhora a modulação e a consistência do pedal. Resultado: o Senna percorre 100 metros na frenagem de 240 km/h a 0 km/h, e menos de 30 metros ao frear de 100 a 0 km/h. Colaboram também os pneus especiais Pirelli P Zero Trofeo R 245/35 ZR 19 na frente e 315/30 ZR 20 na traseira, que calçam as rodas de alumínio com uma porca central.
O McLaren Senna se destaca ainda por ter o monocoque reforçado. Todas as partes da carroceria são feitas de fibra de carbono, contribuindo para fazer dele o automóvel mais leve da McLaren desde o F1: são apenas 1198 quilos. Outro diferencial é o sistema de escape com três canos que saem pelo deck traseiro, liberando os gases pelo lado de cima da carroceria, em ângulo que favorece a aerodinâmica e melhora o resfriamento do motor.
Dentro do cockpit do McLaren Senna, o volante de três raios é semelhante ao do modelo 720 S, com shift paddles e livre de botões e interruptores, como é comum em outros superesportivos. Os mecanismos de abertura das portas e de acionamento dos vidros foram instalados num console montado no centro do teto, onde ficam também outras funções vitais do carro, incluindo o botão do modo Race e o botão de partida do motor.
Praticamente todas as partes do interior têm fibra de carbono exposta, com exceção do revestimento do teto e dos bancos do tipo concha, que podem ser recobertos por couro ou Alcantara. Atrás dos assentos fica um porta-objetos que pode acomodar um par de macacões e dois capacetes. A estrutura das portas es seus amortecedores pneumáticos ficam à mostra para redução no peso.
Com todas as inovações e por ser o primeiro carro de rua com o sobrenome do tricampeão mundial de Fórmula 1, o McLaren Senna é considerado um sucesso de vendas. As 500 unidades que estão sendo produzidas na McLaren Automotive, em Woking, na Inglaterra, foram imediatamente comercializadas. Três delas para o mercado brasileiro, por aproximadamente R$ 8 milhões cada uma. A primeira delas deve chegar no País até o final do primeiro semestre de 2019.
Serviço
Evento: Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: 08 a 18 de novembro de 2018
Horário: das 13h às 22h / das 11h às 19h (último domingo 18/11/2018)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda
Informações e ingressos: http://www.salaodoautomovel.com.br/
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