Depois de lançar no Brasil o XC40 nas versões Momentum e R-Design, a Volvo apresenta a versão de entrada T4 do utilitário, que já estava prometida para nosso mercado há alguns meses. Produzido em Ghent (Bélgica), o XC40 é o SUV de entrada da marca sueca, que conta ainda com o XC60 e o XC90.
O XC40 se utiliza da nova plataforma modular CMA (Compact Modular Arquitecture), que será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros híbridos e elétricos. Esta base foi co-desenvolvida com a Geely, montadora chinesa que é proprietária da Volvo desde 2010. O utilitário conta com distância entre-eixos de 2,70 metros, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 4,42 m de comprimento.
Mais simples, o XC40 T4 não deixa de ter estilo robusto, com para-lamas largos e frente com formas retangulares e trapezoidais. Esta versão traz faróis Full LED com função de nivelamento automático de acordo com a carga do carro, comutador de luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos e luzes diurnas de LED com acendimento automático, com os diodos emissores de luz em formato de "T" (ou martelo de Thor, como a Volvo gosta de chamar).
Assim como os outros SUVs da Volv, as lanternas com feixes de LED se prolongam não apenas em direção aos para-lamas traseiros, como também sobem até chegarem ao aerofólio traseiro.
O interior do XC40 tem atenção especial para os porta-objetos, trazendo maior área para guardar itens nas portas e sob o assento do motorista, além de uma lixeira removível no túnel do console central. Os alto-falantes foram retirados dos forros de porta em prol de um subwoofer ventilado no painel. Entre os equipamentos de série, destaque para sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclives e declives, assistente de velocidade em descidas íngremes e controlador de velocidade de cruzeiro.
O sistema multimídia Sensus Connect traz tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas e traz uma atualização gráfica para tornar a operação (de GPS, música e ar-condicionado) mais intuitiva por toques ou comando de voz. Como no XC60 e XC90, o espelhamento de conteúdos do smartphone está disponível através do Apple CarPlay e Android Auto. Já o quadro de instrumentos digital personalizável tem tela de 12,3 polegadas. O Sensus integra também o Volvo On Call, serviço de segurança e conveniência que oferece assistência 24 horas, além do auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
O XC40 T4 traz o motor 2.0 T4 Drive-E, com 4 cilindros em linha e turbocompressor, que gera potência de 190 horsepower a 4700 rpm e torque de 30,6 kgfm entre 1300 e 4000 rpm, aliado ao câmbio automático Geartronic de 8 marchas. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
Mas o principal destaque do XC40 é mesmo sua segurança. A versão T4 traz o City Safety, que realiza frenagem automática para evitar ou minimizar os efeitos de uma colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite. Outro recurso é a mitigação de pista oposta, que avisa quando o motorista invade a faixa oposta, intervindo na direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 traz também alerta de mudança de faixa não-sinalizada, sistema de proteção em saída de estrada, além de assentos desenvolvidos para minimizar lesões na coluna cervical. Em um pacote que custa mais R$ 5 mil, o modelo passa a contar com o assistente de direção semi-autônoma, que funciona a até 130 km/h.
A Volvo espera que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num carro novo da Volvo até 2020. O XC40 foi projetado para oferecer proteção aos passageiros em diversos tipos de colisão, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resistência. Deu certo: o modelo foi aprovado com 5 estrelas nos testes do Euro NCAP.
O XC40 conta com plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios, e a marca estendeu esses serviços para 150 mil quilômetros em todos os seus carros. Confira os valores:
É possível também adquirir um ano adicional de garantia sem limite de quilometragem por R$ 2990, totalizando 4 anos de cobertura e assistência Volvo on Call. O plano é extensivo a carros cujo período de garantia já esteja vigente.
Tabela de preços
XC40 T4 – R$ 169 950
XC40 T5 Momentum – R$ 194 950
XC40 T5 R-Design – R$ 214 950
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).