Chega às concessionárias Lifan do Brasil o novo utilitário de sete lugares da marca, o X80, apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2016. Seu lançamento marca uma fase de mudanças na Lifan, presente no mercado brasileiro desde 2013. O Lifan X80 desembarca no Brasil em versão única – VIP – equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automático de seis velocidades e com uma lista abrangente de itens de segurança e conveniência.
O desenho do X80 é sóbrio, mas robuso. Na frente, a grade com barras horizontais cromadas traz o nome da marca por extenso, e o para-choque abriga luzes diurnas de LED e faróis de neblina. Lateralmente, o modelo traz linha de cintura alta, rodas de 19 polegadas diamantadas e molduras de plástico preto. Na parte traseira, as lanternas se prolongam para a tampa do porta-malas e o para-choque traz luzes de neblina e duas saídas de escapamento. O logotipo "2.0 Turbo" fica no canto esquerdo da tampa traseira.
Com distância entre-eixos de 2,79 metros, a Lifan assegura que é possível levar 7 passageiros adultos no X80. Entre os destaques da parte interna estão os comandos de ar-condicionado central com saídas no teto para os passageiros da segunda e terceira fileiras, apoio de braço central com porta-copos, segunda fileira de bancos rebatível na proporção 1/3 - 2/3 e corrediça, além da terceira fileira que, quando rebatida, forma um assoalho praticamente plano. O porta-malas do Lifan X80 tem capacidade de 200 litros quando os 7 lugares estão em uso. Com a terceira fileira rebatida e se contando até o teto, chega-se a 900 litros. E ao se rebater também a segunda fileira, a capacidade total é de 2500 litros, também até o teto.
No quesito segurança, o X80 traz seis airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros e outros dois do tipo cortina protegem as três fileiras de bancos), fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX e cintos de segurança de 3 pontos para todos os passageiros, entre outros.
Há variados espaços nas portas e no console central para guardar objetos, e duas entradas para utilizar algum equipamento eletrônico externo no painel frontal e na lateral da terceira fileira de bancos. O revestimento dos bancos é de "couro ecológico". O modelo lança mão de detalhes de acabamento que imitam madeira nobre (cerejeira) na parte frontal do painel, console central e na alavanca da transmissão.
Há variados espaços nas portas e no console central para guardar objetos, e duas entradas para utilizar algum equipamento eletrônico externo no painel frontal e na lateral da terceira fileira de bancos. O revestimento dos bancos é de "couro ecológico". O modelo lança mão de detalhes de acabamento que imitam madeira nobre (cerejeira) na parte frontal do painel, console central e na alavanca da transmissão.
O quadro de instrumentos possui três configurações de grafismo e o motorista escolhe como deseja ver e quais informações são exibidas. No volante há comandos de som, computador de bordo, viva-voz e controle automático de velocidade de cruzeiro.
No console central há um porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio de braço frontal. A tela do sistema multimídia é sensível ao toque de 8 polegadas.
O motor 2.0 (com 1984 cm³), de 4 cilindros em linha, traz duplo comando de válvulas no cabeçote, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta e é movido somente a gasolina. Ele gera 184 cavalos a 5000 rpm e 28,6 kgfm de torque entre 1600 e 3600 rpm, que empurra seus 1885 quilos (peso em ordem de marcha) e está aliado ao câmbio automático de seis velocidades DSI, que pode também ser utilizado no modo sequencial, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, para as trocas no modo automático ocorrerem em rotação mais alta.
Durante a fase de homologação e testes do X80 para adequação às condições brasileiras, o veículo rodou em diferentes condições de piso por mais de 200 mil km no Brasil e na China. Durante os testes para homologação do veículo no Brasil, realizados em laboratório e ambiente controlado, a marca obteve o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina (cidade/estrada). Na estrada o consumo ficou em 12,27 km/l de gasolina e, na cidade, 8,39 km/l.
O SUV utiliza o esquema de suspensão McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira.
Confira a lista de equipamentos presentes no novo Lifan X80:
- Freios ABS com EBD e auxiliar de frenagens de pânico
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de saída em rampa
- HDC - Assistente de velocidade de descida
- RSC - Assistente para redução de inclinação da carroceria em mudanças bruscas de direção
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Acendimento automático dos faróis
- Light my Way – faróis ficam acesos por 30 segundos após o travamento das portas
- Abertura das portas pela chave presencial e partida do motor por botão
- Travamento central das portas
- Aviso para fechamento de porta
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitador de força
- Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro
- Freio de estacionamento eletrônico
- Teto solar elétrico
- Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura
- Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar
- Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação
- Direção eletro-assistida
- Botão de partida e chave presencial
- Vidros, travas e retrovisores elétricos
- Controlador de velocidade de cruzeiro no volante
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente com aquecimento e luzes de seta de LED
- Espelho interno eletrocrômico
- Central Multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas compatível com Apple Carplay e função Mirror Link
- Bluetooth, Rádio, MP3/MP4/MP5/WMA
- Entradas USB e auxiliar
- 6 alto-falantes
- Câmera de ré com duas configurações de linhas de guia
- Quadro de instrumentos digital com 3 opções de layout
- Ajuste de altura dos faróis e do brilho da iluminação
O Lifan X80 está disponível em três opções de cores - branco, preto e vermelho – com preço de R$ 129 777. A marca estima vender 120 unidades por mês.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).