Chevrolet Spin 2019: as novidades das versões LS, LT e LTZ


A Chevrolet apresenta a linha 2019 da minivan Spin, que estreia em julho nas concessionárias em quatro versões (LS, LT, LTZ e Activ). A versão LT agora pode ser equipada com câmbio automático, suprindo a necessidade de quem precisava da versão Advantage, agora fora do catálogo. Com a abolição do estepe na tampa traseira da versão aventureira, agora ela é oferecida com 5 ou sete lugares (Activ7). Outra novidade é a segunda fileira de bancos corrediça.




Entre as novidades da carroceria, a frente se destaca com os faróis mais afilados (que ganham luzes de condução diurna em LED), o capô mais inclinado e a grade com contornos mais assemelhados ao Cobalt. O recurso da grade ativa (que abre e fecha automaticamente de acordo a velocidade e a necessidade de refrigeração do motor), introduzido há dois anos, permanece no novo modelo.


Na traseira, o novo aerofólio envolve mais o vidro de trás e a tampa do porta-malas passa a abrigar a placa; assim como no irmão sedan, as lanternas agora se prolongam para a tampa traseira. O modelo LTZ traz cromados nas molduras da grade frontal, e no friso do para-choque, além de contar com rodas de 16 polegadas.



A versão de entrada LS possui as mesmas calotas do Cobalt LT e as capas dos retrovisores são de plástico preto. O motor é o mesmo 1.8 das outras versões, mas o câmbio é sempre manual, de 6 marchas. Sua lista de equipamentos inclui direção elétrica progressiva, ar-condicionado, segunda fileira de bancos corrediça, regulagem interna de altura dos faróis, travas e vidros elétricos nas 4 portas com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e fechamento/abertura pressionando o botão correspondente na chave, ajuste de altura da coluna de direção, chave-canivete, espelhos nos para-sóis, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, cintos de 3 pontos e apoio de cabeça para todos, entre outros. Porém, a Spin LS só possui fiação para som (nem mesmo a antena vem de fábrica) e a carga no porta-malas fica exposta, já que a cobertura retrátil não vem nesta versão.

Já a Spin LT passa a vir de série com retrovisores externos elétricos, sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas, rodas de liga leve de 15 polegadas (as mesmas do Cobalt LTZ) e sensor de estacionamento (além, opcionalmente, do câmbio automático). Outros itens a mais desta versão em relação à LS são: rack de teto, cobertura do porta-malas e tecido diferenciado nos bancos.


O interior da Spin 2019 aposta em novas texturas e cores para painel, forros de porta e bancos. Na versão LTZ, há couro com costuras pespontadas tanto nos assentos como no volante, acompanhando o mesmo estilo aplicado no acabamento do volante.



O quadro de instrumentos passa a ser similar (mas não igual) ao do Chevrolet Tracker. Na ponta esquerda está a indicação do nível de combustível, seguido do conta-giros e do velocímetro, que agora é analógico. O canto direito é reservado à tela monocromática do computador de bordo. A minivan também teve redesenho das saídas laterais do ar-condicionado, tampa do porta-luvas, moldura da central multimídia e do apoio que abriga os botões de vidros e travas na porta do motorista.


A minivan manteve o sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas e espelhamento de tela de smartphones compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay além do serviço de telemática avançada OnStar. Agora, assim como no Prisma e Onix 2019 com o pacote Exclusive, ao se abrir uma das portas traseiras e se desligar a ignição, uma voz feminina recomenda verificar o banco de trás para não esquecer objetos ou pessoas no banco de trás.



Na linha 2019, as versões LTZ e Activ estreiam itens como: câmera de ré com linhas de guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste interno de altura dos faróis, além das luzes de posição em LED.


A suspensão recebeu modificações para proporcionar mais absorção de impactos e melhor controle do carro em situações adversas.


A minivan estreia a segunda fileira de bancos montada sobre trilhos, podendo deslizar 5 centímetros para frente ou 6 centímetros para trás; o encosto também pode ser ajustável em inclinação. É uma maneira paliativa de proporcionar mais espaço para quem senta na última fileira de bancos (que acomoda muito mal uma pessoa de 1,80 metro de altura na Spin anterior) sem precisar aumentar a carroceria.



A parte traseira do encosto dos bancos dianteiros também foi modificada para ampliar em mais 2,6 centímetros a distância até a segunda fileira de assentos. Outras novidades são a fixação ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis, além do apoio de cabeça e cinto de três pontos para quem senta ao meio da segunda fileira de bancos, itens de segurança que se somam a faróis e lanterna de neblina, luzes de seta nos para-lamas, freios ABS com EBD e airbags frontais.



Nas versões de cinco lugares da Spin, o porta-malas de 710 litros pode chegar 756 litros com a segunda fileira de bancos avançada para a frente. Com o rebatimento da segunda fileira, a capacidade é de 1068 litros.


O motor permanece o 1.8 ECO de 8 válvulas e 4 cilindros, que rende 106/111 cavalos a 5200 rpm e torque de 16,8/17,7 kgfm a 2800/2600 rpm (dados com gasolina e etanol, respectivamente). A nova calibração do câmbio automático de 6 marchas visou deixar as trocas de marcha mais lineares.


Com etanol, a Spin Activ7 automática acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e retoma de 80 a 120 km/h em 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l com gasolina e 7,0 km/l com etanol. Na estrada, chega a 12,0 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol, de acordo o parâmetro de medição do Inmetro.

Já a Spin LTZ com câmbio manual acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e vai de 80 a 120 km/h em 11,7 segundos com etanol. Abastecida com gasolina, faz 10,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol no taque, faz 7,8 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada.

A linha 2019 da Spin estreia com oito opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite e Azul Blue Eyes, além dos tons Azul Caribe e Amarelo Stone, exclusivas das versões LTZ e Activ, respectivamente. A garantia é de três anos.



Tabela de preços

LS manual - R$ 63.990 (antes: R$ 63.350)
LT manual - R$ 68.890 (antes: R$ 67.090)
LT automática - R$ 69.990
LTZ manual - R$ 78.490 (antes (R$ 73.890)
LTZ automática - R$ 81.990
Activ automática - R$ 79.990 (antes: R$ 77.950)
Activ7 automática - R$ 83.490

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