Lançado em 2011 e comercializado no Brasil a partir do ano seguinte, o Audi Q3 passa por sua primeira remodelação completa, ganhando frente que lembra o recente SUV Q8 e lateral com genes do Q5, seu irmão maior. A grade octogonal, com traços mais angulosos, ganha a presença de oito barras verticais; os faróis, de estilo mais ousado, ganham a tecnologia Matrix LED na versão mais equipada. Na traseira, as lanternas, que já eram horizontais mas levantavam completamente junto com a tampa do porta-malas, passam a ser bipartidas.
Com 4,48 metros de comprimento, 1,86 m de largura (sem retrovisores) e 1,585 metro de altura, o novo Q3 está 9,7 centímetros mais comprido, 2,5 cm mais largo e meio centímetro mais baixo que a antiga geração. A distância entre-eixos se favoreceu com o espichamento da carroceria e cresceu 7,7 centímetros, passando para 2,68 metros. Há opções de rodas de 17, 18 ou 20 polegadas (estas últimas com pneus 255/40).
Mais espaçoso, o interior abandona o quadro de instrumentos analógico em prol do display digital virtual cockpit de 10,25 polegadas - que nas versões mais caras dá lugar a uma tela mais completa de 12,3 polegadas. Esta foi uma tendência iniciada com a nova geração do A1 Sportback e que, num futuro não muito distante, deverá se estender a todos os carros da Audi. Já a tela do sistema multimídia ao centro do painel pode ter 8,8 ou 10,1 polegadas (a tela maior é reservada ao sistema MMI navigation plus).
A segunda fileira de bancos corre para a frente ou para trás em até 15 centímetros e o encosto é tripartido na proporção 40:20:40. O porta-malas cresceu de 460 para 530 litros. Levando a segunda fileira de bancos o mais para a frente possível, a capacidade sobe para 675 L, podendo ser ampliada para 1525 litros com o rebatimento do banco traseiro.
Neste lançamento, o Audi Q3 será oferecido em uma edição limitada com o pacote S line, que inclui suspensão esportiva, rodas de liga leve de 20 polegadas e faróis Matrix LED, além de grade, argolas da Audi e emblemas traseiros na cor preta, duas opções de cor externa (Pulse orange e Chronos gray) e, no interior, bancos esportivos com costuras contrastantes, pacote de luzes externas, volante de base achatada revestido de couro e detalhes internos em alumínio e Alcantara. A chegada do novo Q3 à Europa está programada para o último trimestre deste ano.
Neste primeiro momento, o novo Q3 terá três opções de motores a gasolina e um movido a diesel, todos de 4 cilindros, injeção direta de combustível e turbocompressor, com tração dianteira ou integral e potências de 150 a 230 horsepower. Na Europa, as opções de câmbio são manual de 6 marchas ou o S tronic de 7 marchas.
Opcionalmente, o Q3 conta com o sistema de som Bang & Olufsen, que inclui quatro alto-falantes no painel frontal e dois falantes nas colunas traseiras, além dos alto-falantes nas portas e do subwoofer no piso do porta-malas. A potência é de 680 Watts. Pela tela da central multimídia é possível conferir as câmeras de visão em 360 graus, ativas até o carro atingir 10 km/h.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).