Audi A1 chega à segunda geração maior e mais tecnológico


Em 2010, a Audi voltou a ter um representante no mercado de compactos com o A1, 32 anos após o fim de linha do modelo 50. Oito anos depois, o primo do Polo chega à segunda geração em sua carroceria Sportback, de quatro portas. O carro será lançado no mercado europeu em outubro deste ano, crescendo 5,6 centímetros no comprimento (que passa a ser 4,03 metros), enquanto a largura permaneceu quase a mesma, com 1,74 metro, e a altura é de 1,43 metro. À primeira vista, o visual parece poluído, mas a intenção do novo A1 é prestar uma justa homenagem ao cupê Sport quattro, lançado em 1984. O tributo aparece nas três fendas acima da grade Singleframe, nas colunas traseiras que "avançam" sobre as janelas laterais traseiras e nas quatro argolas da Audi que aparecem na lateral.





Na versão S line, o Audi A1 ganha entradas de ar maiores, frisos adicionais nas soleiras, fenda central abaixo do capô e aerofólio traseiro maior, além das duas saídas de escapamento, quando equipado com o motor mais potente.


A versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line e disponível durante os primeiros meses de lançamento, traz ainda rodas de 18 polegadas pintadas de bronze, branco ou preto, dependendo da cor da carroceria, além das argolas do logo da Audi na lateral do carro na cor das rodas, faróis e lanternas escurecidos e emblemas na cor preta.


Além das versões – básica, intermediária ou S line – há os pacotes de personalização interna “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”.


O interior traz toda a parte central do painel e a tela do sistema multimídia sensível ao toque voltados para o motorista. Esse display e as saídas de ventilação do lado do passageiro dianteiro são visualmente unidas pelo plástico preto-brilhante. Opcionalmente há o pacote de iluminação ambiente, com 30 cores selecionáveis.


A marca assegura que o espaço para os passageiros - muito contido para os passageiros atrás - está melho. A capacidade do porta-malas aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com o rebatimento do banco traseiro, esse valor aumenta para 1090 litros.


Até mesmo a versão básica vem de fábrica com o quadro de instrumento digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, rádio MMI e volante com comandos de som e computador de bordo. Já o Audi virtual cockpit das imagens é opcional e inclui mais funcionalidades, como o GPS, que atua em conjunto com a tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. Há, entre outros recursos, orientação de rota alternativa (que calcula o percurso com base em informações de tráfego na "nuvem" da internet), espelhamento de tela de smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, além de duas entradas USB.


Os sistemas de assistência ao motorista do A1 Sportback incluem: controlador de velocidade e distância do carro à frente, aviso de saída de faixa (ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h), Audi Pre sense dianteiro (monitora outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo, alertando o motorista sonora e visualmente caso haja possível colisão à frente), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e o park assist, auxiliar semi-automático que estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.



O design dos eixos do novo A1 Sportback visa dar mais agilidade à condução e opcionalmente pode ser mais firme. Para a versão de entrada com motor a gasolina, o pacote "Base" inclui suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores. A Audi oferece ainda o pacote “Performance” para as outras versões, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o seletor de modos de condução Audi drive select.


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