Volkswagen Golf GTI 2018 começa a chegar às concessionárias


O Golf GTI puxa a fila de novidades da linha 2018 do hatch médio da Volkswagen e está chegando às concessionárias da marca no Brasil. A principal novidade da versão esportiva é o ganho de potência de 10 cavalos, totalizando agora 230 cv, graças à nova calibração do motor. A potência é atingida entre 4700 rpm e 6200 rpm. Já o torque permaneceu em 35,7 kgfm, de 1500 rpm a 4600 rpm. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e chega à velocidade máxima de 238 km/h.



O desenho do Golf ganhou atualizações nos para-choques e estilo interno dos faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED (opcionalmente, a peça inteira pode ser de LED, substituindo as luzes de xenônio anteriormente disponíveis) – e lanternas. As rodas de 18 polegadas também foram redesenhadas. Na grade frontal, o filete que se une aos faróis é cromado e vermelho. Outro detalhe estético: o sensor do controlador adaptativo de distância do veículo à frente e de velocidade agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque. Na traseira, as luzes de seta são dinâmicas e as luzes de posição, horizontais, alternam para a posição vertical quando os freios são acionados.


O sistema multimídia Discover Media, que integra GPS, agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho mais limpo (há apenas dois botões físicos) e que conta com o App-Connect, para espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, auxiliar, USB e Bluetooth.


O Golf GTI é a única versão a trazer o quadro de instrumentos digital configurável Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas e resolução de 1440 x 540 pixels. Nela, as informações do GPS podem aparecer em 2D ou 3D.  Há cinco perfis de visualização no Active Info Display, alterando os dados apresentados. O motorista pode escolher entre os modos “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. Dados como imagens dos contatos do telefone e capas de álbuns também são exibidos.


O Golf GTI também conta de série com câmera de ré, chave presencial, partida do motor por botão e bancos esportivos com revestimento de tecido xadrez. Como opcionais o Golf GTI traz teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com Controle Adaptativo de Velocidade e Distância; sistema  de auxílio de estacionamento Park Assist 2.0; faróis de LED; lanternas com LEDs sequenciais; proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); comutador automático do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o do motorista.


A versão GTI é equipada de série com direção progressiva, sendo preciso girar o volante apenas 360° de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°.

Tecnicamente, a direção progressiva difere do sistema de direção comum pelo espaçamento variável dos dentes da cremalheira e do pinhão e por ter um motor elétrico mais potente. Em termos de funcionamento, diferentemente da relação de direção constante, que necessariamente representa um compromisso entre o desempenho e o conforto, os dentes da cremalheira são modificados pela ação do volante. 

Comentários