Chega ao Brasil o Toyota Yaris, disponível nas carrocerias hatch e sedan, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i que já equipam o Etios, ambos com opção de câmbio automático CVT ou manual de seis marchas. Todas as versões contam com itens como travas e vidros elétricos, controles de estabilidade e tração, assistente de subida em ladeiras, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis e lanterna de neblina. Os pedidos de vendas do novo Yaris têm início em 07 de junho, enquanto a produção iniciará em 15 de junho (modelo hatch) e 02 de julho (sedã).
Para atender ao público que deseja um "compacto premium" na faixa de preços entre R$ 60 mil e 80 mil reais, o Yaris chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são: XL manual ou com câmbio automático CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motor 1.3), além do XS e do XLS, estas com câmbio automático e motor 1.5. O Yaris Sedan possui as mesmas versões, somente com motor 1.5.
Hatch e sedã possuem para-choques com grades diferenciadas entre si: no hatch, é pintada na cor preta e as aberturas são em forma de colmeia na versão hatch, enquanto no Yaris sedã há linhas horizontais. Já a grade que fica entre os faróis, nas versões XL e XL Plus Tech, é preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte de cima.
Com relação às dimensões, o Yaris possui 4,14 metros de comprimento (4,42 m na versão sedã), 1,73 m de largura (sem retrovisores), 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Em ambos, o tanque de combustível comporta 45 litros.
Na versão XLS, topo de linha, os faróis trazem projetores, com lâmpadas halógenas. Desde a versão de entrada, os faróis ficam acesos por alguns segundos após travar as portas, possa chegar ao seu destino com o trajeto iluminado; há também acendimento automático e ajuste interno da altura dos faróis.
Na lateral, a linha de cintura é elevada, e as capas dos retrovisores são pintadas na cor do veículo com piscas integrados em todas as versões do Yaris (nas opções XS e XLS há também o rebatimento elétrico dos retrovisores). Todas as versões possuem maçanetas das portas pintadas na cor do veículo, com exceção da XLS (cromadas). Lateralmente, o hatch traz aplique preto na coluna traseira, que forma uma continuidade visual entre as janelas. Em todas as versões, as rodas são de liga leve de 15 polegadas e os pneus, 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design diferenciado.
Tanto no hatch quanto no sedan, as lanternas invadem a tampa do porta-malas. Na versão XLS, as lanternas são de LED. A versão hatch traz limpador e lavador do vidro traseiro desde a versão de entrada, além do aerofólio.
No hatch, forro de teto e acabamento das colunas são pretos, enquanto no sedã recebem a cor cinza. Um dos grandes destaques do Yaris neste segmento é o teto solar elétrico, de série na versão XLS, com acionamento elétrico por um toque e função anti-esmagamento.
Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech, e de couro nas versões XS e XLS. Além disso, ele conta com descansa-braço traseiro com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech, e apoio de braço central na frente em todas as versões. Outra característica do Yaris é o assoalho traseiro plano.
Para as versões XL e XL Plus Tech, o quadro de instrumentos conta com display monocromático de 2,7 polegadas. São três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado traz o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio há velocímetro e computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e ajuste de brilho dos instrumentos.
Para as versões XS e XLS, o computador de bordo conta com uma tela de 4,2 colorida e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) versus distância, e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros); ranking de eficiência (em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível), entre outras.
Desde a versão de entrada XL com câmbio manual, o Yaris traz de série: computador de bordo, comandos de som no volante, apoio de braço dianteiro, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, vidros elétricos nas 4 portas com acionamento por um toque, travas elétricas, faróis com ajuste interno de altura, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (só no sedã), airbags frontais e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão XL com câmbio CVT adiciona controlador de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving no computador de bordo.
Já a versão XL Plus Tech traz a mais: descansa-braço traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático digital de uma zona, chave presencial e partida por botão, banco traseiro com encosto rebatido na proporção 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com rádio, GPS Tom Tom, MP3 player, entrada USB, Bluetooth e espelhamento de aplicativos de celulares com sistemas operacionais iOS e Android.
A versão XS traz volante, manopla do câmbio e revestimento dos bancos e parte do forro das portas em couro, grade com detalhes cromados, rodas de liga leve de 15 polegadas em dois tons (preto e prata), retrovisores externos com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4,2 polegadas colorida.
Por fim, a versão topo de linha XLS vem com teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis com projetores, lanternas em LED e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista).
O Yaris hatch traz a opção de motores 1.3 e 1.5, ambos produzidos em Porto Feliz (SP), enquanto o sedã só dispõe do motor 1.5. Ambos trazem o duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão. A dupla de propulsores tem rendimento ligeiramente melhor do que no Etios.
O 1.3 Flex de 16 válvulas rende 101 cavalos a 5600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, em mesma rotação, com gasolina. O torque é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cavalos e 0,2 kgfm de torque com etanol, e de 6 cv com gasolina.
Já o 1.5 Flex de 16 válvulas agora rende 110 cavalos de potência a 5600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv também a 5600 giros, com gasolina. O torque, que chega em 4000 rpm, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). O ganho de potência também foi de 3 cavalos e 0,5 kgfm de torque com etanol, e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
Tanto o 1.3 quanto o 1.5 são construídos com bloco e cabeçote de alumínio; há ainda o sistema ETCSi de abertura da borboleta do acelerador, que corrige acelerações desnecessárias, e o pré- aquecimento de combustível. Na suspensão dianteira, o esquema é o McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda chega ao limite do curso do amortecedor; na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora. A altura do conjunto foi elevada em 1,3 centímetro em comparação ao modelo tailandês do Yaris.
No câmbio manual, derivado do Etios, há o "monitor inteligente de aceleração", que atua como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “morra” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. No Yaris os engates das marchas estão mais precisos, segundo a Toyota.
Já a opção automática Multidrive CVT, presente no Corolla, traz software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o carro com o câmbio na posição Drive. Há trocas manuais sequenciais na alavanca de câmbio, nas versões XL e XL Plus Tech. Já nas versões XS e XLS, há também as aletas localizadas atrás do volante.
Além dos itens de segurança já descritos ao longo da matéria, o Yaris conta com cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, fixações ISOFIX com ancoragem Top Tether para cadeirinhas infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro), e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros. Os componentes mecânicos do cilindro-mestre do freio foram ajustados para proporcionar uma curva de frenagem mais suave e melhor controle. A marca divulga que, na prova de 100 a 0 km/h, o Yaris percorre 50,5 metros.
O Toyota Yaris também terá uma lista de acessórios nas concessionárias, composta por mais de 40 itens. Alguns dos itens visam tornar as versões básicas mais completas; outros aumentam a utilidade e proteção ao carro. Confira alguns destes equipamentos:
• Design: rodas em dois tons, saias traseira, lateral, frontal e apliques nos faróis de neblina; descanso de braço; molduras cromadas da maçaneta, friso lateral inferior e ponteira de escapamento; além de itens em aço inox escovado, como as soleiras de porta; entre outros;
• Segurança: itens como luzes de condução diurna, que podem ser utilizadas em rodovias, (substituindo o farol baixo); sensores de estacionamento frontal e traseiro; lâmpadas brancas para faróis e em LED para os faróis de neblina, trava de segurança das rodas e do estepe; frisos laterais; protetor de para-choques com cinco peças; entre outros.
• Conveniência: bandeja de porta-malas; tapetes traseiros; calhas-de-chuva; caixas organizadoras de porta malas; suporte para tablets e bolsas; refrigerador portátil; compressor de ar 12 Volts; rede de porta-malas, etc.
• Tecnologia: câmera de trânsito; tweeters, central multimídia Toyota Play, etc.
As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido, só para o hatch) e a nova e exclusiva, Azul Titã.
Para o Yaris, até os 60 mil quilômetros, o custo total com revisões no programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2914,44.
Hatchback
XL 1.3 manual - R$ 59 590
XL 1.3 manual - R$ 59 590
XL 1.3 CVT - R$ 65 590
XL Plus Tech 1.3 CVT - R$ 69 590
XS 1.5 CVT - R$ 74 590
XLS 1.5 CVT - R$ 77 590
Sedã
XL 1.5 manual - R$ 63 990
XL 1.5 manual - R$ 63 990
XL 1.5 CVT - R$ 68 690
XL Plus Tech 1.5 CVT - R$ 73 990
XS 1.5 CVT - R$ 76 990
XLS 1.5 CVT - R$ 79 990
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