Conforme pesquisa da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 115 empresas de locação de veículos operam atualmente no Piauí. Juntas, essas locadoras emplacaram, no decorrer de 2017, 761 automóveis e comerciais leves, o que fez do setor de locação o maior cliente das montadoras no Estado.
Dos 761 automóveis e comerciais leves comprados, 44,28% foram modelos da Volkswagen, seguida pela Renault com 21,02% de participação nas compras anuais do setor. O terceiro lugar ficou com a Chevrolet (General Motors), com 18,53%. A Toyota com 6,31% e a FCA (Fiat, Chrysler, Jeep) com 4,99% completam o ranking das cinco montadoras que mais venderam veículos para o setor de locação do Piauí em 2017.
Em relação às compras por subsegmentos, a maior parte (36,79%) dos emplacamentos feitos pelas locadoras do Piauí foi composta por pick-ups de médio/grande porte (Fiat Toro, Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, VW Amarok). Em segundo lugar ficaram os populares de entrada (Fiat Mobi, Fiat Palio, Fiat Uno, Ford Ka, Chevrolet Celta, Renault Kwid, VW Gol, VW up!) com 20,76% do total de emplacamentos das locadoras piauienses.
Somadas as compras de veículos realizadas em 2017 aos seminovos das empresas de locação, a frota atual do setor no Piauí atingiu 2310 unidades. Nacionalmente, o setor de locação de veículos foi responsável por comprar 16,5% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos em 2017 no Brasil.
No Piauí, a terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) é a principal responsável pelo faturamento das locadoras de veículos, com 60% de participação. O turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) e o turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho), ambos representam 20% do faturamento do setor no Estado.
A ABLA utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Trata-se de uma empresa autorizada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.
Das 115 locadoras ativas no Piauí, 101 alugam veículos sem motorista, enquanto 14 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Juntas, essas empresas são responsáveis pela manutenção de 974 empregos diretos no Estado, que representa 1,2% de todos os empregos diretos (80.378) mantidos pelas empresas de aluguel de veículos no Brasil. Por iniciativa da ABLA, os dados foram diretamente coletados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
Além do total de trabalhadores no Piauí e no Brasil, a ABLA constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos piauienses é de 30 meses – equivalente à média nacional. O Estado ocupa a 20ª posição no ranking brasileiro de empregos diretos mantidos por esse setor (veja a relação completa abaixo).
O faturamento bruto com a locação de automóveis e comerciais leves no Brasil atingiu R$ 15,5 bilhões no ano passado, representando 12,3% de crescimento em relação a 2016. O número de empregos diretos atingiu 80 378, aumento de 4,93% em relação a 2016.
O número de locadoras subiu 2,52%, passando de 11 199 em 2016, para as atuais 11.482 empresas de locação de veículos ativas junto à Receita Federal, com automóveis e comerciais leves registrados junto aos órgãos competentes de Trânsito. O numero de usuários também registrou aumento (17,24%), saindo de 23,2 milhões em 2016 para 27,2 milhões durante todo o decorrer do ano passado.
Conforme a pesquisa da ABLA, nacionalmente os emplacamentos feitos pelas locadoras em 2017 chegaram 359 702 novas unidades, que representam 16,56% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano pelas montadoras que atuam no Brasil. A frota total das locadoras (soma das compras de veículos realizadas em 2017 com os seminovos disponíveis para aluguel) é de 709 033 unidades no Brasil.
Setor de Locação de Veículos – Ranking Nacional de Empregos Diretos
Fontes: ABLA, CAGED, RAIS |
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).