A Chevrolet decidiu realizar a apresentação da linha 2019 da minivan Spin a conta-gotas: primeiramente, a partir do início de julho, chegam as primeiras unidades da versão aventureira Activ; posteriormente, a General Motors irá revelar as demais versões "urbanas". Além do novo visual mais harmônico, a Spin passa a trazer a segunda fileira de bancos deslizante; a versão Activ, que antes trazia o obsoleto estepe exposto, além de guardar sob o porta-malas o pneu sobressalente, agora está disponível numa opção para sete passageiros, denominada Activ7.
Na parte frontal, o capô está mais inclinado e os faróis ficaram mais afilados (ao estilo do Cobalt), com máscara negra e luzes de condução diurna em LED. Os contornos da grade trazem a cor "Dark Chrome".
Na lateral, a minivan traz frisos pretos nas portas e rodas com novo estilo, de 16 polegadas. Nesta versão, plásticos pretos contornam a carroceria de um para-choque ao outro, passando pelos para-lamas.
Na traseira, o novo aerofólio está mais envolvente, e a tampa traseira agora acomoda a placa. As lanternas estão mais alongadas, prolongando-se pela tampa do porta-malas, como na maioria dos utilitários esportivos. Com a eliminação do estepe na tampa (e seu respectivo suporte), a visibilidade traseira também está melhor. Já no teto, o rack em forma de “U”, pode receber barras transversais como acessório para transportar pranchas ou bicicletas, por exemplo.
O Spin Activ terá seis opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branca Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel e Azul Old Blue Eyes, além do Amarelo Stone destas imagens. A garantia é de 3 anos.
No interior, o Spin Activ traz novas texturas e cores internas: o tom amarelo, por exemplo, está nas costuras dos bancos e volante. O quadro de instrumentos passa a ser semelhante ao do Chevrolet Tracker, abandonando o velocímetro digital e adotando um visor individual para o computador de bordo no canto direito. As saídas do ar-condicionado agora possuem estilo octogonal, enquanto a tampa do porta-luvas ficou mais horizontal, a moldura da central multimídia está mais destacada (incorporando um pequeno porta-trecos) e os forros de porta foram atualizados.
A versão Activ traz itens como direção elétrica, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e sistema multimídia MyLink com espelhamento de tela de dispositivos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática OnStar, que agora, ao desligar a ignição, usa uma voz feminina para alertar o usuário a verificar o banco traseiro do carro, para evitar que crianças sejam esquecidas no interior, por exemplo.
Na linha 2019, a Spin Activ traz como novidades: câmera de ré com linhas de guias, sensor de chuva, acendimento automático e ajuste de altura interno dos faróis, além de repetidor de seta nos para-lamas (na verdade ela foi lançada em 2012 com o item, mas o perdeu na linha 2015).
A segunda fileira de bancos passa a ser montada sobre trilhos, podendo ser movimentada 5 centímetros para frente ou 6 centímetros para trás, enquanto os bancos receberam espumas de diferentes densidades. Outra boa nova da linha 2019 está na inclusão de pontos de ancoragem ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis, além do apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para quem senta ao meio.
A versão Activ7 traz dois assentos extras num banco inteiriço, que pode ser rebatido para ampliar o porta-malas, que na versão de 5 lugares, é de porta-malas de 710 litros – podendo chegar 756 litros com a fileira central de bancos empurrada para a frente.
A suspensão foi ajustada visando uma melhor absorção de impactos e controle do veículo também em situações fora-de-estrada (a versão Activ traz pneus de uso misto). Já o reposicionamento do estepe da tampa do porta-malas para o assoalho contribuiu para uma melhor concentração do peso na parte inferior do veículo, reduzindo o centro de gravidade.
Mecanicamente, foi mantido o motor 1.8 Flex ECO de 8 válvulas (rende, com etanol, 111 cavalos e 17,7 kgfm de torque), além do câmbio automático de seis marchas, que recebeu nova calibração para deixar as trocas de marcha mais lineares - de acordo com a GM, houve melhora de aproximadamente 1 segundo nas provas de aceleração e retomada de velocidade.
Com etanol, o Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e retoma de 80 a 120 km/h em 9,7 segundos. Já o consumo de combustível urbano é de 10,3 km/l com gasolina e de 7,0 km/l com etanol; o consumo rodoviário é de 12,0 km/l com gasolina e 8,3 km/l com álcool, de acordo com dados do Inmetro.
Contribui também para esse resultado a sexta marcha e a grade ativa do radiador, que abre e fecha automaticamente a grade posterior frontal de acordo com a velocidade do veículo e a necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).