Chevrolet apresenta Blazer 2019 nos EUA com design ousado e motores fortes


A Chevrolet surpreendeu com a apresentação, nos Estados Unidos, do novo utilitário esportivo Blazer, que resgata o nome do modelo que fez sucesso no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, sendo comercializado por aqui entre 1995 e 2012, até evoluir para a segunda geração - quando passou a se chamar Trailblazer. De modo similar aos Jeeps Cherokee e Grand Cherokee, apesar da similaridade no batismo, Blazer e Trailblazer são veículos totalmente diferentes. 


Enquanto o modelo vendido hoje no Brasil dispõe de até 7 lugares e é construído sobre chassi (compartilhado com a picape S10), esta Blazer norte-americana (que chega às concessionárias dos Estados Unidos no início de 2019) será uma opção para quem busca um modelo mais esportivo que o Equinox (também oferecido no País desde o ano passado), porém menor que o Traverse.


A carroceria do novo SUV da General Motors lembra um carro-conceito, com a frente dominada pela grade frontal, que parece ainda mais descomunal diante dos pequenos faróis na parte superior (a iluminação principal, na verdade, está mais abaixo, junto ao para-choque. A lateral traz fortes vincos e uma linha de cintura que vai ascendendo na traseira, que por sua vez, traz lanternas de LED que transpassam a ampla tampa do porta-malas e dupla saída de escape.


O modelo vermelho das imagens é a versão RS, enquanto o carro prata é a versão Premier. Ambos são opções topo-de-linha: o primeiro para quem busca estilo mais esportivo, e o segundo, mais elegante. As rodas dos modelos mais básicos são de 18 polegadas, podendo chegar a 21 polegadas como nos carros das fotos. 


Se a frente do novo SUV da Chevrolet lembra o esportivo Camaro 2019, o interior também não esconde a inspiração no muscle car. Repare, por exemplo, nas saídas de ar circulares que lembram turbinas (posicionadas em posição mais baixa ao centro), na tela "desintegrada" do painel e na fileira de botões ao centro. As versões Premier e RS trazem acabamentos diferenciados entre si. Para quem é atento neste aspecto, o modelo traz até uma área macia ao toque onde geralmente os joelhos encostam.


Há duas opções de motorização: 2.5 de quatro cilindros em linha com 193 horsepower e 26,0 kgfm de torque e 3.6 V6 de 305 HP e 37,2 kgfm de torque com capacidade de reboque de 2041 quilos, ambos com injeção direta de combustível, start/stop (desligamento e religamento automático do motor em paradas para poupar gasolina) e aliados ao câmbio automático de 9 marchas. Todas as versões trarão o Traction Select, que realiza alguns ajustes conforme o terreno selecionado, mas a verdadeira tração nas quatro rodas é opcional (podendo ser desativada para tracionar só na dianteira se a intenção for economizar combustível).


Em termos de equipamentos, a Blazer 2019 traz destaques como teto solar duplo, segunda fileira de bancos corrediça, Hitch View (ajuda o motorista a alinhar o engate com o reboque), abertura das janelas pela chave (um recurso banal nos Chevrolet daqui, porém relativamente incomum nos EUA), volante aquecível e bancos aquecíveis ou ventiláveis, porta-luvas com tranca automática (quando o carro é entregue a um manobrista, pode-se ativar uma espécie de "modo valet" que impede o acesso a este compartimento), controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, sistema multimídia MyLink 3 com tela de 8 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay/Android Auto, ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE, carregamento de bateria de celular por indução e até 6 entradas USB, entre outros.


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