“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” chega ao fim na Chapada Diamantina



A quarta e última etapa da Expedição Nissan: À procura do início do Brasil, realizada na Bahia, terminou explorando as belezas naturais da Chapada Diamantina e visitando um dos complexos arqueológicos mais representativos do estado: a Serra das Paridas. Em três dias de evento, o grupo de aventureiros – formado por jornalistas e convidados – teve uma imersão na arte rupestre além de colocar à prova as qualidades da nova Frontier em estradas de terra e caminhos tortuosos de pedras nos quais as os recursos de fora de estrada, segurança e novas tecnologias do utilitário foram utilizados.




O fechamento desta etapa foi na Serra das Paridas, onde há a predominância de pinturas que formam desenhos geométricos, distribuídos em vários paredões e abrigos, como triângulos e quadrados, além representações de animais e vegetais. Lá também há belas pinturas em tons ocre, amarelo, preto e branco, feitos há centenas de anos por agrupamentos de caçadores que ali viveram periodicamente.


A origem do curioso nome desta serra tem duas versões. A primeira, de acordo com moradores da região, diz que o local era utilizado por vacas de cidades vizinhas que iam para o local para terem seus filhotes. A outra afirma que o nome veio de algumas pinturas antigas que aparentam ser de mulheres em posição de cócoras, prontas para parir, como algumas índias brasileiras fazem até hoje.


O grupo também visitou o Morro do Pai Inácio, que fica na cidade de Palmeiras. O local é um dos mais tradicionais da Chapada Diamantina. Com 1120 metros de altitude, é possível ver outras formações como o Morro do Camelo, o Morrão e o Três Irmãos.


Com território formado há 1,7 bilhão de anos atrás, a Chapada Diamantina encontra-se a 400 km da capital baiana e detém as maiores altitudes do Nordeste brasileiro – com pontos de mais de 2 mil metros de altura –, além de enorme variedade ambiental e significativas edificações dos séculos XIX e XX.



"Com esta etapa na Bahia, fechamos um ciclo. Inicialmente tínhamos previsto quatro Expedições Nissan com a Frontier. Com a excelente repercussão do projeto – tanto dentro da Nissan como na mídia –, estamos avaliando de ter outras etapas", afirma Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.


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