A quarta e última etapa da Expedição Nissan: À procura do início do Brasil, realizada na Bahia, terminou explorando as belezas naturais da Chapada Diamantina e visitando um dos complexos arqueológicos mais representativos do estado: a Serra das Paridas. Em três dias de evento, o grupo de aventureiros – formado por jornalistas e convidados – teve uma imersão na arte rupestre além de colocar à prova as qualidades da nova Frontier em estradas de terra e caminhos tortuosos de pedras nos quais as os recursos de fora de estrada, segurança e novas tecnologias do utilitário foram utilizados.
O fechamento desta etapa foi na Serra das Paridas, onde há a predominância de pinturas que formam desenhos geométricos, distribuídos em vários paredões e abrigos, como triângulos e quadrados, além representações de animais e vegetais. Lá também há belas pinturas em tons ocre, amarelo, preto e branco, feitos há centenas de anos por agrupamentos de caçadores que ali viveram periodicamente.
A origem do curioso nome desta serra tem duas versões. A primeira, de acordo com moradores da região, diz que o local era utilizado por vacas de cidades vizinhas que iam para o local para terem seus filhotes. A outra afirma que o nome veio de algumas pinturas antigas que aparentam ser de mulheres em posição de cócoras, prontas para parir, como algumas índias brasileiras fazem até hoje.
O grupo também visitou o Morro do Pai Inácio, que fica na cidade de Palmeiras. O local é um dos mais tradicionais da Chapada Diamantina. Com 1120 metros de altitude, é possível ver outras formações como o Morro do Camelo, o Morrão e o Três Irmãos.
Com território formado há 1,7 bilhão de anos atrás, a Chapada Diamantina encontra-se a 400 km da capital baiana e detém as maiores altitudes do Nordeste brasileiro – com pontos de mais de 2 mil metros de altura –, além de enorme variedade ambiental e significativas edificações dos séculos XIX e XX.
"Com esta etapa na Bahia, fechamos um ciclo. Inicialmente tínhamos previsto quatro Expedições Nissan com a Frontier. Com a excelente repercussão do projeto – tanto dentro da Nissan como na mídia –, estamos avaliando de ter outras etapas", afirma Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).