Nem parece, mas o mês de maio marca um ano do início da produção nacional do Nissan Kicks (é fato que o lançamento da nova linha para a imprensa ocorreu meses depois, apenas em julho). Hoje, o crossover responde por 46% das vendas da montadora japonesa, chegando a ser líder de mercado de seu segmento no mês de março, com mais de 5 mil unidades comercializadas.
Para a produção brasileira, a fábrica de Resende (Rio de Janeiro) recebeu mais de 150 novos equipamentos e um segundo turno foi aberto, com a contratação de 600 funcionários. Além disso, ganhou novas áreas na linha de produção e na inspeção de qualidade. Tudo isto foi resultado de R$ 750 milhões de investimentos para nacionalizar o modelo.
Em um ano foram vendidas mais de 38,5 mil unidades do Kicks brasileiro. Se todos os carros fossem enfileirados, seria possível ir do Brasil ao Japão. E se os porta-malas dos 45 060 Kicks fabricados em Resende (número que inclui as unidades destinadas a exportação) fossem preenchidos ao mesmo tempos, seria possível carregar 19.448.640 litros de bagagem.
O Nissan Kicks foi lançado no mercado brasileiro antes de ser produzido localmente. Sua apresentação ocorreu em agosto de 2016 para coincidir com a abertura dos Jogos Olímpicos, mas era produzido no México - que só o teve no mercado local meses depois. Confira outras curiosidades desse primeiro ano de Kicks fabricado nacionalmente:
- Total produzido: 45 060 unidades
- Total vendido: 38 515 unidades (incluindo as unidades trazidas do México de 2016 a 2017, o total é 60 920 unidades)
- Cores mais vendidas: Branco Diamond, Cinza Grafite e Preto Premium (correspondem a 66,9% do total)
- Versão com pintura em dois tons mais comprada: Branco Diamond com Teto Preto
- Estados que mais compram: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná (nesta ordem). São Paulo concentra 36% do total vendido
- Versões mais vendidas: SV e SL (totalizam 67%)
- O teste para ajustar o funcionamento da Visão 360º com Câmeras Inteligentes dura em torno de 1 minuto e 15 segundos, por veículo
- Nesta estação de trabalho ajusta-se também o assistente de frenagem de emergência, disponível como opcional para a versão SL. Leva aproximadamente 2 minutos
- A exportação do Kicks começou em menos de 6 meses
- A Argentina foi o primeiro país a receber o modelo fabricado no Brasil – foram 4447 unidades exportadas
- O Kicks tem 3169 pontos de solda por conta da sua carroceria de formas mais recortadas (o Versa, mais conservador, tem 2913 pontos)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).