Renault inaugura K-Commerce para consumidor comprar Kwid online


A Renault do Brasil apresenta ao mercado o K-Commerce, plataforma que visa facilitar ao consumidor passar pelas etapas da compra de um Kwid, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto. Com acesso por celulares, tablets ou desktops no site https://loja.renault.com.br/, o K-Commerce segue a tendência do consumidor brasileiro, que cada vez mais decide que carro comprar pela internet e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades.



O K-Commerce inclui funcionalidades como:

  • Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
  • Aprovação on-line do financiamento;
  • Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, utilizada por lojistas e concessionários;
  • Emissão de boleto para pagamento;
  • Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.




O site mostra a previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte do carro da fábrica para a concessionária.

Esta ferramenta foi desenvolvida em 44 dias. “Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil”, comenta Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil. Foi mobilizado um time interno com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda. Este time contou com a parceria da SAP Brasil, chegando a um total de 53 pessoas, localizadas em três países – Brasil, França e Canadá – e trabalhando em turnos, 24 horas por dia, para viabilizar o K-Commerce.


“Foi necessário unir um total de 15 sistemas, que permitissem a avaliação do usado, o financiamento e o rastreamento do produto da linha de produção à entrega. O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros, sempre com o intuito de dar ainda mais comodidade aos nossos clientes”, afirma Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.

Foram acrescentos ao K-Commerce recursos como:
  • Novas condições de financiamento;
  • Chat on-line;
  • Inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado;
  • Vídeo do passo a passo de compra de um Kwid.


A plataforma escolhida para o K-Commerce foi a Hybris e-commerce solution, da SAP Brasil, principal parceira da Renault na realização do projeto e que já em 2017 foi posicionada pela empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner entre os Líderes do relatório Quadrante Mágico 2017 no que se refere ao Gerenciamento de Campanhas Multicanal.

Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce. A tendência é de que a concessionária seja menos demandada pelo consumidor na compra de um Kwid, apesar de que para uma parcela dos possíveis clientes, o contato físico com o automóvel seja o ponto mais fundamental.

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