Audi Q5L estreia no Salão de Pequim, esticado em 8,8 centímetros


Agora com 4,77 metros de comprimento - um aumento de 8,8 centímetros na distância entre-eixos e comprimento, refletindo em 11 cm milímetros adicionais no espaço para os joelhos de quem senta atrás - o Audi Q5L é o primeiro utilitário esportivo da marca a ganhar versão alongada, especificamente para o mercado chinês (até então, só os sedans A4, A6 e A8 eram disponibilizados com a carroceria esticada). O novo modelo será exibido no Salão de Pequim, realizado entre 25 de abril e 4 de maio. 



É possível escolher entre cinco linhas de equipamentos (Vogue, Lifestyle, Design, Sports e Sports plus) e duas versões do motor 2.0 TFSI – a tração integral quattro é de série. A versão de entrada Vogue é equipada com ar-condicionado automático de três zonas e sistema multimídia com interface para smartphones. Já na Lifestyle, o sistema é o MMI navigation plus e o quadro de instrumentos é o Virtual Cockpit, digital e configurável. As versões Design, Sports e Sports Plus incluem o sistema de som da Bang & Olufsen.

Apesar do incremento no espaço traseiro para os passageiros, o porta-malas permanece inalterado, levando entre 550 litros (bancos em posição normal) e 1550 L (bancos traseiros rebatidos). Os sistemas de segurança pre sense basic (em caso de frenagem brusca ou intervenção do controle de estabilidade, pré-tensiona os cintos dianteiros, fecha os vidros e teto solar, além de ligar o pisca-alerta) e pre sense city (detecta veículos e pedestres à frente, intervindo automaticamente em caso de iminência de colisão) são de série em todas as linhas. Na Lifestyle, os faróis Matrix LED estão disponíveis como opcional. Já o teto panorâmico de vidro é de série.


O motor 2.0 TFSI de quatro cilindros tem rendimento de 190 ou 252 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 e 6,7 segundos, respectivamente. O câmbio é o S tronic de sete marchas. No Audi drive select, o motorista pode alternar entre os modos de direção comfort, auto, dynamic, efficiency e individual. As opções de tamanhos de roda variam de 18 a 20 polegadas.

Assim como o Q5 com a distância entre-eixos padrão, a Audi produz o Q5L em uma joint venture com a FAW-VW, literalmente montando o carro na fábrica de Changchun, no norte da China, já que parte dos componentes é pré-fabricada em San José Chiapa, no México. As vendas do Q5L serão iniciadas em julho no país.

Comentários