Volkswagen Amarok V6, com 225 cavalos, chega às lojas por R$ 184.990


A Volkswagen Amarok finalmente estreia no Brasil sua versão Highline equipada com o motor 3.0 V6 TDI (Turbodiesel) de 225 cavalos, que foi apresentada aos brasileiros na edição de 2016 do Salão de São Paulo. A novidade pode ser encontrada nas concessionárias da marca pelo preço de R$ 184.990, enquanto a versão Highline com motor 2.0 Biturbo sai por R$ 170.990. Vale ressaltar que a versão 3.0 tira de linha a série especial Extreme, que o Auto REALIDADE avaliou recentemente (confira aqui).


A lista de equipamentos da Amarok V6 é bastante similar à da versão Highline 2.0, incluindo faróis de xenônio nos fachos baixo e alto com luzes diurnas de LEDs, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, faróis de neblina com luzes de conversão estática, frenagem automática pós-colisão (em caso de acidente, os freios são acionados até chegar a 10 km/h), entre outros. Só há duas diferenças: a versão V6 traz computador de bordo com tela colorida (assim como a extinta série Extreme, embora os mais observadores perceberão que, nas fotos que a VW liberou para a imprensa aqui reproduzidas, não "photoshoparam" este detalhe) e os pneus 255/60 com rodas de 18 polegadas não são de uso misto na versão mais potente. 


Visualmente, a versão V6 se diferencia pelos logotipos "V6" no canto direito da grade e da tampa traseira, além das capas dos retrovisores pintadas na cor Preto Mystic, com detalhes cromados. Vale lembrar que, opcionalmente (por R$ 2720), a picape recebe rodas de 19 polegadas com pneus 255/55. A Amarok V6 Highline está disponível nas cores Branco Cristal (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Sírius e Cinza Indium (metálicas). Vale lembrar que, de fábrica, a picape vem como nas fotos abaixo: sem santantônio, estribos laterais nem protetor de caçamba ou capota marítima, que serão vendidos como acessórios nas concessionárias.


O motor 3.0 dispõe de injeção direta de combustível "common-rail" e turbocompressor de geometria variável, além de acionamento por correntes e circuitos separados de arrefecimento para cabeçote e bloco. Com este propulsor, a Amarok se torna a picape mais forte deste segmento, com 225 cavalos (entre 3000 rpm e 4500 rpm) e torque de 56,1 kgfm, de 1500 rpm até 2500 rpm. São 45 cv a mais e 13,3 kgfm mais torque que a versão 2.0 automática.


O motor V6 leva a Amarok de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, e a velocidade máxima é de 190 km/h. Aliado ao propulsor está uma versão atualizada do câmbio automático de 8 marchas, desenvolvida para lidar com o maior torque produzido pelo motor V6 TDI. Além disso, a picape produzida em General Pacheco, na Argentina, tração 4MOTION, que permanentemente distribui força para as quatro rodas.


Além dos freios ABS off-road, que realizam pequenos travamentos em pisos soltos (como terra ou cascalho), a Amarok V6 traz freios a disco nas quatro rodas, com 332 milímetros de diâmetro na dianteira e 300 mm na traseira - estes trazem cobertura interna para evitar o acúmulo de sujeira. Também há controles de estabilidade e tração, controlador automático de velocidade em descidas, assistente de partida em subidas, assistência em frenagem de pânico, bloqueio do diferencial, sensor de pressão dos pneus, airbags frontais e laterais dianteiros, além de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.


O volante, com regulagem de altura e distância, ajusta funções do computador de bordo e de som, além de trazer shift paddles para mudanças de marcha sequenciais. Ao se dar a partida, diferentemente das outras versões, as agulhas dos mostradores fazem uma “varredura”. Outros itens de série são: alerta sonoro e visual para cintos de segurança dianteiros não afivelados, três tomadas de 12 Volts pela cabine (além do acendedor de cigarros), ar-condicionado digital com duas zonas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos parcialmente revestidos de couro com ajustes elétricos nos dianteiros (inclusive lombar), além do sistema multimídia Discover Media, com tela touchscreen de 6,3 polegadas, CD Player, duas entradas para cartão SD, portas USB e auxiliar, Bluetooth com pareamento simultâneo de 2 celulares, comandos de voz e GPS, que nesta versão possui o menu off-road, que exibe bússola, ângulo de direção das rodas e altímetro.




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