A Volkswagen demonstra seu interesse em ampliar a linha Atlas no mercado norte-americano com a apresentação de dois carros-conceito no Salão de Nova York (Estados Unidos), ambos concebidos sobre a plataforma modular MQB da marca. O Atlas Cross Sport será a opção com visual mais ousado, e com apenas cinco lugares - o Atlas produzido em série possui 7 assentos. Este modelo será produzido em Chattanooga (Tennessee) a partir do próximo ano.
Com 4,85 metros de comprimento, 1,73 metro de altura e largura de 2,03 m, o Atlas Cross Sport será significativamente maior em relação ao atual utilitário de porte médio da Volks, o Tiguan (que começa a ser vendido no Brasil em abril). Ousadias estilísticas como a grade com iluminação em LED e as rodas de 22 polegadas com pneus 285/40 não deverão estar presentes no carro de produção, mas a carroceria em si será similar a esta das imagens.
Como nos mais recentes VW, o conceito se destaca pelo quadro de instrumentos digital e configurável Digital Cockpit, com tela de 12,3 polegadas e resolução de 1440 x 540 pixels. Ao centro está outra tela de 10,1 polegadas, controlável por gestos e com layouts diferenciados para cada modo de condução selecionado.
O Atlas Cross Sport é movido pelo mesmo motor 3.6 V6 FSI a gasolina do modelo já em produção, com 276 horsepower e torque de 36,8 kgfm, mas acrescido de dois propulsores elétricos. O frontal adiciona 54 HP e 22,4 kgfm; já o traseiro fornece mais 114 horsepower e 27,5 kgfm, e há uma bateria de íons-lítio de 18 kWh. O câmbio é o automatizado DSG, de 6 marchas. A força realmente disponível, entretanto, é de "apenas" 355 horsepower - suficiente para levá-lo de 0 a 96 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h.
O mais provável é que a Volkswagen adote o ciclo "mild hybrid" no modelo de produção, com bateria menor (de 2 kWh) e força restrita a 310 horsepower. Ainda assim, o SUV vai de 0 a 96 km/h em 6,5 segundos e também chega aos 210 km/h.
É possível escolher entre os modos de condução E-Mode (apenas o motor traseiro elétrico entra em operação, com autonomia próxima a 42 quilômetros), Hybrid (quando a voltagem da bateria diminui, entra em ação este modo, que automaticamente alterna entre o motor V6 ou o propulsor elétrico traseiro), GTE (todos os motores trabalham em conjunto para maior performance, entregando 68,3 kgfm ao todo), Off-road (aciona a tração nas quatro rodas e usa a força do motor a combustão como gerador de energia para o conjunto elétrico) e Battery Hold/Charge (o nível de bateria é mantido enquanto se dirige).
Há ainda a seleção de terrenos: On-road (modos econômico e confortável), Off-road (para trafegar em pedras, lodo, areia e cascalho), Sport e Snow (neve).
A picape Atlas Tanoak, contrariando o que é comum no segmento de picapes médias-grandes (atualmente representado pela Amarok), não é montada sobre chassi, e sim sobre a estrutura monobloco modular MQB. E este conceito é até maior: possui 5,44 metros de comprimento por 2,03 m de largura e 1,84 metro de altura, o que a faz ser considerada uma picape de grande porte até mesmo nos Estados Unidos. Sua distância entre-eixos de 3,26 centímetros não é muito distante dos 3,69 metros de comprimento do Volkswagen up!...
A distância em relação ao solo é igualmente grande, de 24,9 centímetros. E na caçamba de 1,63 metro de comprimento por 1,45 m de largura (1,28 m entre as caixas de roda) e altura de 53 centímetros, podem ser levados até ATVs e motos de trilha (com a tampa aberta). Esta picape utiliza o motor 3.6 V6 de 276 horsepower e torque de 36,8 kgfm sem os propulsores elétricos auxiliares. E mesmo assim, não faz feio no teste de aceleração de 0 a 96 km/h: 8,5 segundos.
Assim como o irmão conceitual Cross Sport, a Tanoak traz a carroceria pintada na cor Earth Red e se destaca pelos LEDs que unem os faróis, ao se prolongarem pelas barras da grade, e as lanternas, trespassando a tampa traseira. As rodas são de 20 polegadas e possuem pneus 275/55. Um curioso efeito de estilo é a moldura preta que demarca a lateral da caçamba, onde fica oculta a maçaneta de acesso à porta traseira, que se abre convencionalmente. O santantônio é deslizante.
A Atlas Tanoak traz diferenças internas em relação ao Cross Sport, assumindo personalidade própria. Volante e saídas de ar são diferenciados, e no ambiente predominam cores mais escuras, além dos filetes de luzes ambiente num tom amarelado. A tela superior comanda as funções multimídia, enquanto o monitor mais abaixo ajusta o ar-condicionado digital de zonas independentes.
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