O novo Peugeot 508 será apresentado no Salão de Genebra, no dia 8 de março - e a marca francesa revelou as primeiras imagens dos modelos GT (vermelho, nestas fotos), GT Line (esportivado; branco) e do 508 tradicional (azul). Sua carroceria, contrariando as atuais tendências de mercado, é mais compacta, e sua altura agora não atinge 1,40 metro. As linhas mais aerodinâmicas, parcialmente inspiradas no carro-conceito Instinct apresentado ano passado, adotam uma pegada de cupê. Na dianteira, a grade do radiador é cromada, e as luzes diurnas em LED "escorrem" dos faróis para as tomadas de ar do pára-choque. O logotipo 508 no capô pode parecer brega em um primeiro momento, mas esta é uma referência aos antepassados 504 (lançado há exatos 50 anos) e 504 Coupé.
O capô foi baixado o máximo possível para combinar com a linha de cintura mais baixa da nova carroceria. Com comprimento de 4,75 metros, o novo 508 traz janelas sem moldura, antena de teto removida e rodas foram ajustadas para preencher melhor os arcos dos para-lamas. No porta-malas, a capacidade é de 487 litros.
Um dos destaques da traseira são as lanternas com efeito tridimensional, similares ao conceito Peugeot Quartz, com intensidade adaptativa e simulando três garras do leão, elemento já característico desde os Peugeot 308 e 408.
O interior traz similaridades com os modelos recentes 3008 e 5008 (versão de 7 lugares do modelo previamente mencionado e que deverá chegar ao Brasil em meados deste ano). O volante compacto fica por baixo do quadro de instrumentos digital configurável, que possui tela de 12,3 polegadas. Ao centro do painel reside outra tela de alta definição, sensível ao toque, de 10 polegadas, com espelhamento de tela de dispositivos compatíveis com Android Auto, Apple Carplay e MirrorLink, além de comandos de voz e recarga de smartphone por indução (para dispositivos compatíveis com o padrão Qi). Abaixo dela, sete interruptores que se assemelham a teclas de piano, são atalhos para as funções de rádio, ar-condicionado, GPS, configurações do veículo, telefone, dispositivos móveis e i-Cockpit Amplify, com 2 modos personalizáveis (Boost e Relax), que ajustam a intensidade da iluminação ambiente e a cor da tela, configuram a reprodução da música e ajustam os modos de massagem dos bancos dianteiros.
Este recurso também interage com seletor de modo de condução (ECO, Sport, Comfort e Normal), e o amortecimento, nas versões equipadas com suspensão ajustável. No console, o destaque é a alavanca do câmbio automático de oito marchas, que alterna a posição de marcha com toques e é complementada pelos paddle-shifts no volante para trocas sequenciais.
O novo 508 usa a plataforma EMP2, que em média possui 70 quilos a menos em relação à geração anterior, melhorando a segurança e consumo de combustível. O modelo agora possui suspensão traseira multi-link, controlada por amortecimento variável, e a suspensão ativa vem de série na versão GT e nos 508 movidos a gasolina, sendo opcional nas versões com motores diesel 2.0.
O banco do motorista (e o assento do passageiro dianteiro, a partir do modelo Allure Business) obtiveram o rótulo AGR (Aktion für Gesunder Rücken), destinada a automóveis com ergonomia exemplar. O 508 oferece ajuste lombar e banco ajustável em oito direções, com duas posições de memória. Opcionalmente, há a massagem pneumática com 5 modos.
A cabine tem, somados, 32 litros de espaço para guardar objetos, além de quatro entradas USB a partir da versão Allure e, acima, uma tomada no apoio de braços e duas tomadas de 12V). O teto solar panorâmico possui abertura ao estilo spoiler e o sistema de som é assinado pela Focal. Há opções de couro integral ou nappa, cromo acetinado, laca preta, Alcantara, madeira (carvalho cinza na GT Line ou GT, ou Zebrano, disponível apenas no GT).
Em termos de segurança, o 508 traz:
- Night Vision (câmera de visão noturna infravermelha, com detecção de objetos a até 200-250 metros);
- Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go (nos modelos com câmbio automático de 8 marchas);
- Assistente de posicionamento da pista (vinculado ao item acima);
- Frenagem automática de emergência (que detecta pedestres e ciclistas a até 140 km/h) e alerta de distância do veículo à frente;
- Lane Keeping Assist (assistente de manutenção na faixa de rodagem);
- Alerta de Atenção do Condutor;
- Assistente de farol alto;
- Reconhecimento e recomendação de limite de velocidade;
- Reconhecimento de sinalização de trânsito;
- Monitoramento ativo do ponto cego
O motorista também conta com auxílio para manobras, como o Visiopark 2 (câmeras em 360 graus de visão) e o Full Park Assist, com o recurso Flankguard Perimeter (disponível apenas nos modelos com câmbio automático de 8 marchas), que controla não só a direção, como também a aceleração e a frenagem ao estacionar em uma vaga.
O Peugeot 508 contará com uma única opção de motor a gasolina, o 1.6, disponível em dois níveis de potência: com 180 cv e 225 cavalos, sempre com câmbio automático de 8 marchas. As opções a diesel são o 1.5 e o 2.0, com 130 cv, 160 cv e 180 cv e opção de câmbio manual de 6 marchas ou o mesmo automático que o modelo a gasolina.
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