O Del Rey foi um modelo que ainda hoje é lembrado quando o assunto são os carros da Ford do passado, focados em oferecer conforto ao dirigir e bom acabamento interno. Lançado em 1981, o sedã de porte médio substituiu indiretamente o Galaxie Landau, bem maior, e era estruturalmente baseado no Corcel II.
O design do Del Rey foi marcado pela carroceria de linhas retas, com três volumes bem definidos e versões de duas e quatro portas desde o lançamento. Ele era equipado com o motor 1.6 do Corcel, de 69 cavalos, que oferecia economia de combustível em detrimento do desempenho.
Entre outros equipamentos, trazia trava de segurança para crianças nas portas traseiras, vidros elétricos e cintos de segurança retráteis, considerados novidades na época. Mas o item mais marcante do Del Rey era o console no teto, com luzes de leitura e relógio digital com iluminação azul. A versão mais completa do sedã, chamada Ouro, oferecia ainda bancos de veludo, retrovisores com comando interno, rodas de liga leve e faróis de neblina.
A suspensão firme e silenciosa era outro atributo elogiado do veículo. Em 1983, o Del Rey ganhou a opção do câmbio automático e no ano seguinte incorporou o motor CHT então utilizado no Escort, que tornou o seu desempenho mais ágil. A linha foi reestilizada em 1985, trazendo as versões GL, GLX e Ghia, e no ano seguinte passou a oferecer direção hidráulica de série. Em 1989, introduziu o motor 1.8 AP, um dos reflexos da união da Ford com a Volkswagen na Autolatina, firmada dois anos antes.
Junto com Monza e Santana, o Del Rey foi, no Brasil, um dos representantes do segmento de carros médios de luxo. Em seus 10 anos no mercado, o Del Rey vendeu cerca de 350 mil unidades e representou com brilho os valores da marca. Em 1991, foi substituído pelo Versailles, que era um Santana com roupagem Ford.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).