O Fiat Ducato finalmente é completamente renovado em sua linha 2018, chegando ao mercado brasileiro no mês de fevereiro em 13 versões, sendo três furgões de carga (e duas ambulâncias), chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirantes), batizadas de Minibus, além de duas Multi, adequadas para transformações, por exemplo, e a nova versão Chassi. Haverá seis opções de cores de carroceria: Preto, Vermelho, Branco, Prata, Cinza e Azul.
A parte frontal do novo Ducato foi inspirada nos trens de alta velocidade, segundo a Fiat. Traz para-brisa amplo, capô menor e para-choque dianteiro mais robusto, que se une às molduras laterais e aos faróis, agora em posição mais alta. Já a lateral traz longos frisos.
As novas guias de deslizamento na parte superior fazem com que a porta lateral corra mais suavemente. Mais ergonômicas, as maçanetas facilitam a abertura com a mão direita ou esquerda. Os para-choques traseiros integrados nas laterais e com uma plataforma metálica antideslizante, para subir na área de carga. As portas de trás têm frisos na parte inferior e se abrem em 270 graus. O piso também está mais baixo (a 47,4 cm do solo), facilitando a carga e descarga do veículo.
O novo Ducato é 16 centímetros mais longo nas versões com entre-eixos curto, ganhou 26 cm nas versões de entre-eixos médio e agora tem 34,5 cm a mais nos modelos de medida longa. Na altura, as versões de teto baixo ganharam até 10 cm e as de teto alto, 5 cm. O Fiat Ducato 2018 ainda é 6 cm mais largo e possui 7 cm extras na largura traseira e 9 cm na dianteira, proporcionando aumento de 15% da área de carga, além de peso máximo autorizado 250 quilos maior nas versões envidraçadas, Multi e Minibus – chegando a 3750 kg.
As estruturas da carroceria, das longarinas e as laterais são modulares, reduzindo custos de reposição das peças. A nova plataforma representa um incremento na rigidez torcional e flexional da carroceria. Também se pensou na redução de peças a serem substituídas em pequenas batidas, diminuindo assim os custos de reparação, em tese.
A cabine também está toda nova e oferece mais espaço para pessoas e objetos, além de maior visibilidade. O banco do motorista tem maior altura em relação ao solo, mais distância perante o teto e maior inclinação do encosto de cabeça e na inclinação do volante. Outra novidade é a câmera de ré como acessório.
A nova cabine é mais silenciosa (até 5 dB em relação aos concorrentes) e apresenta menos vibrações, devido a alterações nas suspensões, no motor, na carroceria, nos materiais e no isolamento acústico. Outras novidades são o volante de quatro raios de espuma mais suave com opção de comandos de áudio, quadro de instrumentos com computador de bordo e painel dividido em módulos. O ar-condicionado também foi melhorado, com a caixa de ar redimensionada, os difusores com melhor distribuição e o condensador maior.
O câmbio manual agora conta com 6 marchas e o motor 2.3 Turbodiesel "F1A", produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, rendendo agora 130 cavalos a 3600 rpm e 32,7 kgfm de torque a 1800 giros. A Fiat assegura que houve redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. Além disso, o tanque de combustível teve um incremento de 10 litros na capacidade (totalizando 90 litros).
O motor F1A é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape, atendendo às normas antipoluição Proconve L6 e Euro 5. Assim, não existe a necessidade de utilização do Arla 32.
Em termos de segurança, o novo Ducato traz controles eletrônicos de tração e de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS, airbags frontais e o Hill Holder (assistente para partida em ladeiras).
A suspensão dianteira do Fiat Ducato 2018 conta com rodas independentes e nova travessa presa à carroceria. A suspensão traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e seu tipo de uso característico. Tudo visando redução de 30% no desgaste dos pneus.
Com o lançamento do Ducato 2018, a Mopar traz uma linha de 29 acessórios para o utilitário, como iluminação em LED do vão de carga, retrovisor central com câmera de ré e engate removível para reboque. A Mopar também atua no desenvolvimento e validação técnica de projetos para veículos de trabalho, como pet shop móvel e food truck.
A linha também dispõe do Mopar Vehicle Protection, com preços fechados e disponível para pessoas físicas e jurídicas, que oferece: garantia estendida de até 2 anos, total ou parcial; revisão sob medida, com pacotes de duas a cinco revisões programadas; serviços de conveniência, que engloba pacotes de manutenção tabelados e assistência 24h, com reboque, socorro mecânico e serviços complementares.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).