Chevrolet Silverado estreia nova geração no Salão de Detroit



A competição no mercado de picapes nos Estados Unidos irá ficar ainda mais acirrada com as novidades apresentadas agora, no Salão de Detroit. A Chevrolet exibe no evento a linha completa da picape Silverado, que chega como ano-modelo 2019. Para deixar o gosto de "quero mais", no final do ano foram reveladas as primeiras imagens da versão 1500 Trailboss LT Z71 4x4, com preparação aventureira. Agora, a marca revela todas as versões da quarta geração da picape, que é lançada exatamente 100 anos após o início das entregas das primeiras picapes com a marca Chevrolet, em janeiro de 1918. Este também é o ano em que a Silverado completa 20 aninhos.





A Silverado 2019 está 204 quilos mais leve em comparação com a geração lançada em 2013 (na versão cabine dupla V8), graças à aplicação de alumínio nas portas, capô e tampa traseira, aços de alta resistência na caçamba e assoalho, e aços de ultra-alta resistência nas colunas do teto e das portas. E, ainda assim, cresceu, tendo agora 10 centímetros a mais na distância entre-eixos e 4,1 cm a mais no comprimento. A evolução na aerodinâmica também foi notável: agora, há fendas nos para-choques para o ar fluir (foto abaixo).


As duas versões de entrada da Silverado 1500 são a Work Truck (que, de forma similar a algumas versões da Ford F-150, traz o nome da marca em extenso na grade, com a gravatinha no canto esquerdo), rodas de 17 polegadas de aço, bancos de vinil ou tecido e tela touchscreen de 7 polegadas.


Em seguida vêm as versões Custom e Custom Trailboss. A primeira traz rodas de alumínio aro 20'', luzes traseiras de LED e, opcionalmente, dupla saída de escape. Já a segunda, em complemento à primeira, traz elevação de 5 centímetros na suspensão e o pacote Z71 Off-Road, que inclui diferencial traseiro blocante, para-barros, amortecedores Rancho, rodas de 18 polegadas e pneus Goodyear Duratrac.


A Silverado 1500 LT traz para-choques, grade e capas dos retrovisores com cromados, gravatinha da Chevrolet na posição tradicional, luzes diurnas de LED, sistema multimídia com tela de 8 polegadas e, opcionalmente, bancos parcialmente em couro. 


Já a nova versão RST é a LT "urbana", com detalhes na cor da carroceria, faróis e lanternas totalmente em LED (inclusive luzes de neblina) e opções de rodas de até 22 polegadas.


A Silverado LT Trailboss, também nova, traz o incremento de 5 centímetros na altura da suspensão e o pacote Z71 Off Road Package (idêntico ao descrito acima).



Na Silverado LTZ, os cromados se estendem às maçanetas externas e ao friso na base das janelas laterais; os retrovisores externos passam a ter aquecimento e rebatimento elétrico, e os revestimentos de couro são item de série.


Por fim, a Silverado High Country possui grade dianteira exclusiva com cromados e pintura bronze, abertura e fechamento elétricos da tampa traseira e estribos laterais.


O interior está mais espaçoso para os passageiros e traz mais locais para guardar objetos, pensando no público que usa a picape para trabalho. Abaixo do banco traseiro há um compartimento de 24 litros; há também dois porta-luvas e a alavanca de câmbio localizada na coluna de direção abre espaço para mais porta-objetos entre os bancos dianteiros.


São seis as combinações de motor e câmbio possíveis na Silverado 1500. Os motores 3.0 seis cilindros em linha e 6.2, ambos movidos a diesel, trabalham em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas Hydra-Matic e trazem o desligamento automático do motor em paradas para poupar combustível. Há ainda as opções 5.3 e 6.2 V8 movidas a gasolina com o Dynamic Fuel Management, que desativam alguns dos cilindros caso não sejam demandados.


Comentários