A Audi anuncia seus primeiros lançamentos para este ano de 2018 no Brasil: são os RS3 Sedan (inédito) e Sportback (hatch de 4 portas, agora reestilizado), ambos com o motor 2.5 de cinco cilindros e com preço idêntico: R$ 329.990. O propulsor entrega 400 cavalos – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças a características como o cárter de alumínio. O torque de 48,9 kgfm surge em 1700 rpm e se mantém constante a até 5850 giros. Os dois modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
Para uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI emprega a dupla injeção direta - no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor – para um consumo moderado com carga baixa ou parcial, e uma resposta mais espontânea do acelerador e um nível de potência e tração mais elevado com carga máxima.
O câmbio é automatizado S tronic de dupla embreagem e 7 marchas, e a tração, integral permanente quattro. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os eixos. O seletor dinâmico de modo de condução Audi drive select ajusta parâmetros da direção, câmbio, gerenciamento do motor e abas de escape ajustáveis. São três modos disponíveis – comfort, auto e dynamic. O controle eletrônico de estabilidade incorpora controle de torque seletivo e o modo sport foi ajustado de forma diferenciada para o RS, se comparado com o S3.
Com eixo traseiro four-link e suspensão rebaixada em 25 milímetros em relação ao A3, o RS3 traz bitola do eixo dianteiro 20 mm mais larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais largas. De série, as rodas têm 19 polegadas e os pneus medem 255/30 na dianteira e 235/35 na traseira, enquanto os discos de freios têm 310 mm de diâmetro.
Por fora, o RS3 traz grade preta brilhante com aberturas em colmeia e logo "quattro" na base, grandes entradas de ar laterais e nova lâmina no para-choque dianteiro, além, na traseira, do spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais.
O painel digital Audi virtual cockpit com tela de 12,3 polegadas é configurável e mostra informações do sistema multimídia, que também tem tela colorida, mas retrátil. O layout RS posiciona o conta-giros ao centro, exibindo ao seu redor informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. Quando o câmbio está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela alavanca.
O RS3 é equipado com bancos revestidos de couro Napa Fina de série, que trazem emblemas RS estampados nos encostos dos assentos. O volante de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões de computador de bordo e som, além dos shift paddles para a troca das marchas. Também está incluso no touchpad central um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas.
Outros destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência, detalhes internos de carbono, ar-condicionado automático digital de duas zonas, pedaleiras de alumínio, controlador de velocidade de cruzeiro, teto panorâmico elétrico, chave presencial e partida por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, interface para smartphone e faróis em LED.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).