A Chevrolet, como praticamente todas as montadoras que atuam no Brasil, acordou para a importância do segmento de utilitários esportivos médios - até este ano, seu representante era o veterano Captiva, lançado em 2008 e que teve apenas alterações de conteúdo desde então. A partir deste mês, os interessados em modelos como Jeep Compass, Audi Q3 e BMW X1 deverão ao menos conhecer o que o Equinox tem a oferecer. Com lugar para cinco pessoas e porte entre o Tracker (baseado no Chevrolet Sonic) e o Trailblazer (concebido sobre o chassi da picape S10), o crossover tem a mesma plataforma D2XX do Cruze e estreia no Brasil a versão Premier, um andar acima da LTZ - já tradicional entre os modelos da marca por aqui.
Entre os itens presentes no Equinox, estão: frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro, abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento, cancelamento de ruídos externos do motor, auxílio de permanência na faixa de rodagem, carregamento sem fio para smartphones, central multimídia Mylink com espelhamento de tela de celulares compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay, além do serviço OnStar, que permite consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.
O Equinox possui 4,65 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,69 m de altura. A frente se destaca pelos faróis afilados integrados à grade. O capô é esculpido nas extremidades, enquanto na lateral, os vincos curvilíneos criam efeitos de luz, a moldura cromada destaca as janelas das portas e sombra e as rodas de alumínio aro 19'' se destacam. Na traseira, as linhas são predominantemente horizontais e, na base do para-choque, duas saídas de escape adornam o modelo.
A versão Premier do Equinox se destaca pelos bancos de couro perfurado e costuras duplas, acabamentos macios ao toque em áreas de contato de contato (como os apoios de braço e painéis de portas), acabamento em dois tons (Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray) e detalhes em "metalização acetinada" nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.
O Equinox conta com distância entre-eixos de 2,72 metros e, auxiliando na sensação de espaço interno, o modelo traz teto solar panorâmico. Há ainda diversos porta-objetos no console central, incluindo porta-copos com iluminação em LED, apoio de braço e saídas de ar para os passageiros que sentam atrás. Além do piso planificado, o encosto bipartido do assento traseiro traz dois ajustes de inclinação. Pensou-se até num local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.
O porta-malas do Equinox possui 468 litros, podendo ser ampliado para 1627 litros com o rebatimento dos assentos traseiros, feito por duas alavancas na parede lateral direita do compartimento de carga. Feito o rebatimento, a superfície fica plana. Há ainda um "porta-objetos subterrâneo" de 79 litros, sob o assoalho.
Destaque para o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas: basta passar o pé por baixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. O ângulo de abertura da tampa pode ser limitado por meio de um seletor no painel da porta do motorista.
Destaque para o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas: basta passar o pé por baixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. O ângulo de abertura da tampa pode ser limitado por meio de um seletor no painel da porta do motorista.
Em termos de segurança, o Equinox traz frenagem automática de emergência (caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente), pré-ativação dos freios (assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência), compensação de frenagem (o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. Em situações como esta, o Equinox compensa as variações, mantendo o curso do pedal constante), assistência de frenagem de pânico junto aos freios ABS, alerta de colisão frontal (após estabelecer uma distância mínima em relação ao veículo à frente, é emitido um alerta caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, soam os alarmes sonoro e sensorial), banco do motorista com alerta tátil de segurança (o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça), assistente de permanência na faixa (uma câmera na parte superior do para-brisa monitora as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista - o sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h), faróis Full LED com faixo alto adaptativo e com nivelamento automático (os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio, acima de 40 km/h), alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina (uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de outro automóvel em tráfego lateral distante até 70 metros), controles de tração e de estabilidade, alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro (toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro), câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro (com alcance de até 25 metros na perpendicular), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar.
Para manter o silêncio à bordo, há o sistema ativo de cancelamento de ruído. Quatro microfones instalados no interior do carro captam a frequência e a amplitude de ondas sonoras inerentes do motor e enviam para um módulo de controle, que processa a informação e faz com que os alto-falantes emitam uma onda contrária neutralizadora. Há ainda: para-brisa laminado com sistema de isolamento acústico, vidros laterais mais espessos, vedação tripla nas portas, além de espumas expansivas e defletores aerodinâmicos.
O crossover também traz som Bose com 5 alto-falantes e 2 woofers, banco do motorista com ajuste elétrico (inclusive lombar) com duas opções de memória, auxílio semi-autônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares, alarme, destravamento através de sensor de aproximação na chave presencial, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado dual-zone com ajuste automático de temperatura, e dutos de ar para o banco traseiro, controles de som e telefone no volante, controlador de velocidade em declive, assistente de partida em aclive, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo com tela colorida e cinco modos, controlador de velocidade de cruzeiro, direção elétrica progressiva, retrovisores externos elétricos, aquecíveis, com luzes de seta e rebatimento elétrico; espelho interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico, ignição do motor por botão ou remotamente pela chave com acionamento do ar-condicionado (se ligado), sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, travas e vidros elétricos (com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e fechamento/abertura automáticos pela chave), além do sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
Um compartimento no console central carrega a bateria do smartphone por indução eletromagnética.
Um compartimento no console central carrega a bateria do smartphone por indução eletromagnética.
O Equinox traz o motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina que rende 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2000 rpm a 5600 rpm. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h. E, de acordo com dados do Inmetro, o crossover faz 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada - ajudado pelo desligamento automático do motor em paradas e pela grade ativa do radiador, que visa reduzir o arrasto aerodinâmico.
O novo Chevrolet também traz câmbio automático sequencial de nove marchas e tração integral AWD, que pode pode variar o envio de torque para cada uma das rodas. O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. Na ponta do lápis, seu peso é de 1693 quilos.
O novo Chevrolet também traz câmbio automático sequencial de nove marchas e tração integral AWD, que pode pode variar o envio de torque para cada uma das rodas. O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. Na ponta do lápis, seu peso é de 1693 quilos.
O Equinox começa a chegar às concessionárias Chevrolet em outubro com três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade, pelo preço a partir de R$ 149.990.
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